sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lula: Brasil hoje tem autoridade moral para mostrar como se cuida de um país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (27) em Florianópolis (SC) que o Brasil é um dos países com maior "autoridade moral" para sentar à mesa em abril, em Londres, no encontro do G-20 (grupo que reúne os principais países ricos e em desenvolvimento), para dizer como se cuida de um país.

“Este pais tão humilde e tão achincalhado, quando sentar na mesa do G-20, certamente será um dos países que terá mais autoridade moral para falar de como se cuida de um país”, declarou o presidente ao participar da inauguração da linha submarina de transmissão de energia elétrica que integra Florianópolis ao Sistema Interligado Nacional, na sede da Eletrosul, na capital catarinense.

Lula criticou os analistas do sistema financeiro internacional que, segundo ele, "davam palpite" na economia brasileira.

"Não é possível que todo e qualquer cidadão preste contas à sociedade, e o sistema financeiro internacional não preste contas. É muito interessante como eles sabiam dar palpite quando era o Brasil que estava em crise. Era como se nós fôssemos um bando de analfabetos e eles fossem graduados, doutorados, para ensinar como a gente tinha que cuidar da nossa economia”, afirmou Lula.

Ele criticou ainda os que sempre defenderam o livre mercado e agora defendem medidas protecionistas como forma de fazer frente à crise financeira internacional.

“Lógico que nós temos problemas porque não estamos isolados no mundo, mas não podemos aceitar o protecionismo daqueles que há 20 anos atrás diziam que era preciso acabar com o protecionismo e criar o livre mercado. Não podemos aceitar a idéia daqueles que pregaram o livre mercado durante 30 anos agora dizerem que temos que fazer proteção para garantir o nosso emprego. Vamos jogar o jogo certo”, declarou.

O presidente disse ainda o Estado terá de socorrer as economias em crise. "Agora que especialistas no mercado mundial quebraram no mundo inteiro, hoje as ações valem menos do que qualquer coisa no mundo porque foram irresponsáveis, especularam, ganharam dinheiro sem produzir um parafuso, uma porca, agora quem é que vai salvá-los é o estado que não prestava”.
Segundo ele, com a crise, os grandes estão com a crise maior que os pequenos, mas os pequenos sofrem mais porque são mais pobres. “Os grandes vão deixar de comer um bife, e os pobres não vão comer nada”.

Inauguração
Participaram da inauguração da linha submarina a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), o prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), e a senadora Ideli Salvatti (PT).
O presidente chegou a Florianópolis por volta das 10h. Lula e a comitiva presidencial desembarcaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de onde seguiram para a subestação Desterro na Praia do Campeche. Após visitar o local, Lula foi para a Eletrosul.
O sistema de transmissão, que recebeu investimentos de R$ 172 milhões, garante um aumento de 150% na capacidade de recebimento de energia na ilha. A interligação opera desde 29 de dezembro.
Conforme o diretor operacional da Eletrosul, Antônio Vituri, o empreendimento é o único na América Latina com cabos submarinos. Além dos equipamentos sob a água, houve ampliação da subestação de Palhoça, construção das subestações de Biguaçu e de Desterro, e a construção e ampliação de linhas de transmissão.
A inauguração do novo empreendimento deve pôr fim às sobrecargas no sistema de energia elétrica na cidade e impedir a repetição de episódios como o apagão de 2003, quando a única ligação entre subestações no Continente e na Ilha foi danificada e a capital catarinense ficou sem o abastecimento de energia elétrica por aproximadamente 55 horas.

MPE promete averiguar denúncias relacionadas ao concurso

Da Redação

O Ministério Público Estadual (MPE) informou, através de sua Assessoria de Imprensa, que o órgão recebeu denúncias - via e-mail e telefone - contra o concurso do Quadro Geral do Estado e que estas reclamações estão sendo averiguadas pelo MPE "por meio dos instrumentos que a instituição tem para isso".

Ainda segundo a assessoria do órgão, as denúncias recebidas são semelhantes as já apresentadas à própria organização do certame. O MPE observou também que as ações que já foram ou que venham a ser protocoladas na Justiça passarão pelos promotores para que estes analisem e se posicionem.

O concurso do Estado foi realizado no dia 15 e recebeu uma série de críticas e reclamações de candidatos que tentam uma vaga no serviço público. As provas apresentaram problemas com questões erradas e com cartões respostas sem opções suficientes para os concorrentes marcarem suas opções.

Duas ações na Justiça Estadual pedem a anulação do concurso e quase 7 mil recursos questionam as questões da provas, que conteriam erros, em especial as de geografia, história e português.
Do portal CT

Desemprego em janeiro é o menor dos últimos 10 anos, aponta pesquisa Dieese

A taxa de desemprego medida pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos) em seis das principais regiões metropolitanas do país registrou em janeiro o menor índice para o mês desde 1998, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (26).

De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego total (aberto mais oculto) em janeiro foi de 13,1% da população economicamente ativa nestas regiões, recuo de mais de um ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2008. Na comparação com desemprego do ano passado, houve aumento de 0,4 ponto percentual, resultado que, para o Dieese, é comum nesse período.

Na análise por região, o desemprego recuou em quase todas na comparação anual, com exceção de Recife (aumento de 0,5%). Nas demais o recuo foi de 20% em Belo Horizonte; 10% em Porto Alegre; 8,1% em São Paulo; 7,1% no Distrito Federal; e 2% em Salvador.

O nível de ocupação no conjunto das regiões pesquisadas aumentou 2,6%. Nos últimos doze meses, foram geradas 440 mil novas ocupações, número superior ao de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho (261 mil), o que reduziu o contingente de desempregados em 180 mil pessoas.

Na mesma base de comparação, a ocupação cresceu em praticamente todas as regiões pesquisadas: 4,7% no Distrito Federal; 3,9% em Porto Alegre e Recife; 2,8% em São Paulo; e 1,8% em Belo Horizonte. Apenas em Salvador o nível diminuiu (1,5%).

O número de postos de trabalho no conjunto das regiões pesquisadas aumentou em quase todos os setores de atividade analisados: 295 mil nos Serviços (3,3%); 78 mil no Comércio (2,8%); 43 mil na Indústria (1,6%); e 37 mil na Construção Civil (3,8%). Somente no agregado Outros Setores houve redução de 16 mil postos (0,9%).

Entre dezembro de 2007 e de 2008, o rendimento médio real dos ocupados no conjunto das regiões pesquisadas cresceu 2,9%. Essa variação refletiu aumentos verificados em Belo Horizonte (10,2%), Distrito Federal (7,9%), Salvador (5,7%) e Recife (4,5%). Em São Paulo e em Porto Alegre esse indicador apresentou ligeiras variações (0,4% e - 0,3%, respectivamente).

A massa de rendimentos reais dos ocupados cresceu 6,9%, resultado de aumentos do nível de ocupação e do rendimento médio. A massa salarial elevou-se em 8,5%, principalmente pela expansão do nível de emprego, uma vez que foi bem menor a contribuição do salário médio real.

Unitins não pode mais fazer vestibular e nem cobrar mensalidades

O Ministério da Educação (MEC) proibiu a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) de receber novos alunos - em suas graduações a distância - seja através de vestibular, transferência ou qualquer outro meio utilizado como processo seletivo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira, 26. A determinação é do secretário de educação à distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.

O MEC tomou a decisão seguindo recomendação do Ministério Público Federal no Tocantins (MPF-TO). Além do veto a novos ingressos, o MEC decidiu também que a Unitins não poderá cobrar mensalidades dos estudantes. O Ministério entendeu que a cobrança de mensalidades por uma instituição pública fere a Constituição Federal.

Para voltar a trabalhar entro da normalidade e receber mais acadêmicos a Universidade precisará suspender as cobranças. A instituição tem 10 dias contados a partir de quinta-feira, 26 - para aplicar as medidas e enviar ao ministério as provas de que cumpriu a recomendação.

A Assessoria de Imprensa da Unitins informou que a entidade irá se manifestar sobre o assunto, porém não adiantou em que direção e nem quando será essa manifestação.
Do portal CT

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Intelectuais lançam manifesto de repúdio à Folha de S.Paulo

Publicado no site da Agência Carta Maior

Um grupo de intelectuais lançou sábado (21) um abaixo-assinado na internet em repúdio à Folha de S.Paulo. O manifesto protesta contra um editorial publicado quatro dias antes pelo jornal, que relativiza as atrocidades da ditadura militar (1964-1985) e classifica o período como "ditabranda".
O texto condena "o estelionato semântico manifesto pelo neologismo 'ditabranda' e, a rigor, uma fraudulenta revisão histórica forjada por uma minoria que se beneficiou da suspensão das liberdades e direitos democráticos no pós-1964". Segundo os signatários do manifesto, "a direção editorial do jornal insulta e avilta a memória dos muitos brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do país".
Outra motivação do abaixo-assinado foi prestar solidariedade aos professores acadêmicos Maria Victória de Mesquita Benevides e Fabio Konder Comparato, cuja legítima indignação ao editorial foi tachada de "cínica" e "mentirosa" pela Folha. "Pela luta pertinaz e conseqüente em defesa dos direitos humanos, Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato merecem o reconhecimento e o respeito de todo o povo brasileiro", diz o texto.
A íntegra do manifesto é a seguinte:
REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
"Ante a viva lembrança da dura e permanente violência desencadeada pelo regime militar de 1964, os abaixo-assinados manifestam seu mais firme e veemente repúdio à arbitrária e inverídica “revisão histórica” contida no editorial da Folha de S. Paulo do dia 17 de fevereiro último. Ao denominar “ditabranda” o regime político vigente no Brasil de 1964 a 1985, a direção editorial do jornal insulta e avilta a memória dos muitos brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do país.
Perseguições, prisões iníquas, torturas, assassinatos, suicídios forjados e execuções sumárias foram crimes corriqueiramente praticados pela ditadura militar no período mais longo e sombrio da história política brasileira. O estelionato semântico manifesto pelo neologismo “ditabranda” é, a rigor, uma fraudulenta revisão histórica forjada por uma minoria que se beneficiou da suspensão das liberdades e direitos democráticos no pós-1964.
Repudiamos, de forma igualmente firme e contundente, a “Nota de redação”, publicada pelo jornal em 20 de fevereiro (p. 3) em resposta às cartas enviadas à seção “Painel do Leitor” pelos professores Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fábio Konder Comparato. Sem razões ou argumentos, a Folha de S. Paulo perpetrou ataques ignominiosos, arbitrários e irresponsáveis à atuação desses dois combativos acadêmicos e intelectuais brasileiros. Assim, vimos manifestar-lhes nosso irrestrito apoio e solidariedade ante às insólitas críticas pessoais e políticas contidas na infamante nota da direção editorial do jornal.
Pela luta pertinaz e consequente em defesa dos direitos humanos, Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato merecem o reconhecimento e o respeito de todo o povo brasileiro".

Cabral diz que fará 'grande parceria' com Dilma em 2010

Governador do Rio disse que é 'candidatíssimo' à reeleição.
Ele foi anfitrião de Lula durante visita do presidente à Sapucaí.

Da Agência Estado



O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), aproveitou a passagem de Lula e dona Marisa Letícia pela Marquês de Sapucaí na noite de domingo para afinar a estratégia política para 2010.

Enquanto fazia as honras de anfitrião do presidente, Cabral ouviu de Lula incentivos para concorrer à reeleição e trocou ideias sobre a tabelinha que ele poderá fazer com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, provável candidata do PT à Presidência.



"Sou candidatíssimo à reeleição em 2010 e o presidente acha que estou fazendo um trabalho de fôlego, que não se esgota em quatro anos", disse Cabral, indicando que Lula vê em sua candidatura um importante palanque para a estratégia eleitoral da ministra. A principal vitrine do governo de Cabral são as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado. "Com Dilma, faremos uma grande parceria".



Programas à vista

Segundo Cabral, Lula adorou o espetáculo na Sapucaí, mas também falou sobre política. Ele se mostrou entusiasmado com o anúncio em breve do programa habitacional que reunirá R$ 22 bilhões em recursos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e bancos regionais de desenvolvimento como os bancos do Nordeste, da Amazônia e BMG.



O governador disse que Lula também prepara o anúncio de recursos para o que chama de PAC da mobilidade urbana para regiões metropolitanas. Lula quer apenas aguardar a definição das cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014 para listar as obras. Lula deve se reunir com cada governador para definir prioridades, disse Cabral.



O governador fluminense afirma já ter garantias do presidente de que o Rio receberá recursos para a construção de casas, a expansão do metrô e a construção de um corredor de ônibus na capital. "Pelo que o presidente disse, o programa habitacional será extraordinário, uma proposta ambiciosa", disse Cabral, confessando que se sentiu prestigiado com a visita de Lula ao sambódromo.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

FEDERAÇÃO DA CUT CONTESTA DEMISSÕES DA EMBRAER

Da Agência Brasil








Brasília - A Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos (FEM) da Central Única dos Trabalhadores (CUT) publicou hoje (20) uma nota de protesto contra as mais de 4 mil demissões dos funcionários da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). A instituição não concorda com a justificativa apresentada pela empresa.

Segundo a Embraer, as demissões na fábrica da cidade de São José dos Campos, em São Paulo, foram motivadas pela previsão de queda na venda de aeronaves devido a crise econômica mundial. A FEM alegou que a empresa é considerada umas das maiores do mundo e que essa medida pode prejudicar o país no combate à crise.

De acordo com a FEM, a ação da Embraer foi irresponsável e precipitada, porque o balanço oficial do segundo semestre de 2008 revela que a Embraer obteve um aumento de 23% nos lucros, principalmente em função do maior volume de entregas.

Após pedidos de sindicatos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) agendou uma audiência de conciliação entre representantes dos trabalhadores demitidos e da Embraer para o dia 2 de março.

Ministério do Turismo investiu R$ 15 milhões em todo o país

Ivy Farias
Enviada Especial







Recife - O ministro do Turismo, Luiz Barreto, disse hoje (21) que foram investidos, neste ano, no carnaval em todo o país R$ 15 milhões. "O turismo e o carnaval são muito importantes para o Brasil, temos que incentivar".


Segundo Luiz Barreto, em Recife e Olinda, os investimentos foram de mais de R$ 2 milhões. Ele disse que está em Recife, em sua primeira viagem à cidade como ministro, para prestigiar uma das maiores festas do país.

Fiscalizações em estradas evitam aliciamento de trabalhadores

Ações em parceria do Ministério Público do Trabalho, Polícias Rodoviárias e Superintências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) são montadas em âmbito estadual para coibir transporte ilegal pelas rodovias brasileiras

Por Bianca Pyl

Um grupo de 34 trabalhadores, incluindo um adolescente de 14 anos, saiu de Patos (PB), no Nordeste brasileiro, rumo a cidade sulina de Caçador (SC). Eles viajaram mais de 3 mil km dentro do baú de carga de um caminhão, comprimidos em 5,5 m de cumprimento por 2,5 de largura. As dezenas de pessoas ainda tinham que dividir espaço com as prórpias mercadorias (artigos de couro) que iriam vender em terras catarinenses.

O caminhão que fazia o transporte dos trabalhadores foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia 23 de janeiro de 2009, no km 95 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), entre Curitiba e São José dos Pinhais (PR). A PRF viu as condições em que o grupo era transportado e entrou em contato com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para averiguar o caso.
O MPT verificou que havia transporte ilegal dos trabalhadores, que também não tinham a Certidão Liberatória para viajarem a serviço. O dono do caminhão que transportava os trabalhadores, Denys Lucena de Araújo, assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) comprometendo-se a não transportar trabalhadores sem o documento emitido pela Superintendência Regional do Trabalho e Empregado (SRTE) na cidade de origem do empregado e sem registro na Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CPTS).

O grupo resolveu seguir viagem. Segundo o procurador do Trabalho no Paraná, Gláucio Araújo, houve dificuldade em apontar vínculos trabalhistas porque osvendedores entocados no caminhão diziam ser autônomos e a carga apreendida foi adquirida pelos eles próprios.

"Eles tinham interesse em vender as mercadorias e depois retornar para o Nordeste. Então, escolheram seguir viagem de ônibus, tendo suas passagens custeadas por Denys", relata o procurador. Só o adolescente teve a CTPS assinada e recebeu verbas trabalhistas. O MPT determinou que o dono do caminhão pagasse a passagem do adolescente de volta para Patos (PB).

Essa situação mostra que a parceria entre MPT, SRTEs, PRF e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) pode garantir uma fiscalização mais completa e impedir que situações de violações trabalhistas sejam levadas adiante, impedindo inclusive uma das etapas de aliciamento de mão-de-obra escravo.

Rio Grande do Sul
"A Polícia Rodoviária tem o olhar para as irregularidades do trânsito, mas muitas vezes se depara com irregularidades sociais, trabalhistas e ambientais. É preciso prepará-los para identificar essas situações e encaminhar aos órgãos responsáveis. Sem essas parcerias as irregularidades em outras áreas passam batidas", explica Ricardo Garcia, do MPT no Rio Grande do Sul.

Uma parceria uniu MPT, Ministério Público Estadual (MPE), a SRTE, PRF, PRE e Polícia Civil para a fiscalização das estradas gaúchas. As operações são programadas de acordo com as safras regionais.

"Nosso foco é fiscalizar e investigar o aliciamento de trabalhadores rurais para o trabalho análogo ao de escravos. Os policiais rodoviários são instruídos para cobrar a documentação trabalhista: carteira de trabalho assinada e Certidão Liberatória, caso o trabalhador seja de outra localidade", diz Ricardo.

A ação no estado gaúcho já começou. No dia 4 de fevereiro, um ônibus com 40 trabalhadores sem registro na CPTS foi impedido de seguir viagem, no km 196 da BR-285, próximo a Lagoa Vermelha (RS). O ônibus saiu de Cruz Alta (RS) com destino ao município catarinense de Bom Retiro (SC). Os trabalhadores iriam colher maçãs. Os auditores fiscais e procuradores do Trabalho estão investigando para descobrir o real empregador dos lavradores.

Pernambuco
Ações pontuais em conjunto com MPT, MPE, SRTE-PE, PRF, PM e Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PE) também estão sendo realizadas em Pernambuco. "Também realizaremos operações específicas para investigar denúncias com a participação dos diversos órgãos", conta Maria Auxiliadora de Souza e Sá, procuradora do Trabalho no estado do Nordeste.

Segundo Maria Auxiliadora, caso um policial rodoviário encontre alguma irregularidade de ordem trabalhista, a situação deverá ser encaminhada para o MPT, que irá instaurar inquérito civil e/ou ação civil pública para a regularização e efetivação dos direitos dos trabalhadores.

Em ano pre eleitoral Governo planeja mais uma edição do Governo mais perto de voçê

Segundo informações do portal Cleber Toledo do dia 21/02/2009,O governo do estado pretende realizar mais uma edição do governo mais perto de voçê, o programa foi alvo da criticas nas eleições de 2006, por ser considerado um programa eleitoreiro, por alguns opositores do governo, em ano pre eleitoral novamente deve ser alvo de criticas, por não ter um cronograma definido sendo realizado em um periodo que antecede o ano eleitoral.

Petista não corre mais risco de morte

O estado de saúde de Dona Raimunda Gomes da Silva, 69 anos, líder das quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio, apresentou melhoras. De acordo com o amigo que a acompanha, o cineasta Marcelo Silva, por hora ela não corre risco de morte. Segundo Silva, o boletim médico que saiu as 16h30 informou que ela está respirando sem ajuda de aparelhos e apresentou um quadro de diabetes e de hipertensão, mas que os médicos estão controlando. “Seu estado ainda é preocupante, mas segundo os médicos, agora ela está fora de perigo”, afirmou Silva.

Dona Raimunda está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Mônica, em Imperatriz (MA). Ela estava no Hospital Municipal de Imperatriz, e foi transferida para o Santa Mônica com a ajuda de Marcelo Silva e do radialista Arimatéia Júnior, da Rádio Nativa, de Imperatriz.

Dona Raimunda ganhou notoriedade nacional e internacional por sua luta em defesa das quebradeiras de coco babaçu da região do Bico do Papagaio, no norte do Tocantins. A líder comunitária foi homenageada em 2007 com o documentário "Raimunda, a Quebradeira", uma co-produção da Redesat/TV Palmas/TV Cultura, do diretor Marcelo Silva e Public Propaganda e Marketing. Também em 2007, Dona Raimunda também foi escolhida presidente de honra do Conselho Nacional dos Seringueiros, entidade criada por Chico Mendes para defender os extrativistas da amazônia.
Do portal CT

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

MPE pede devolução de área doada por ex-prefeita a igreja 20/02/09 16h31

A 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína protocolou nessa quinta-feira, 19, uma Ação Civil Pública em Defesa do Patrimônio Público e por Ato de Improbidade Administrativa com pedido de liminar contra a ex-prefeita do município Valderez Castelo Branco (PR), e 11 vereadores que legislavam durante o período de sua gestão 2005/2008, além de uma igreja evangélica da cidade. O Ministério Público quer a devolução de uma área doada pelo município, supostamente de forma ilegal, para a construção de um templo religioso.

Segundo consta da ação proposta pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, a ex-prefeita e os vereadores teriam violado os princípios da moralidade, eficiência, legalidade e impessoalidade, garantidos na Constituição Federal, ao doarem uma área de 1.700,00 metros quadrados, destinada a uma praça pública, para a Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ciadesta -, por meio da Lei Municipal nº 2.552/07 sob alegação de que traria grandes benefícios para a comunidade local.

A ação é baseada na Lei de Ação Popular que anula atos lesivos ao patrimônio público nos casos de ilegalidade do objeto, inexistência dos motivos e desvios de finalidade, além de uma leitura de artigos da Lei Federal nº 6.766/79 que dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano a qual pode-se concluir que cabe ao município garantir a vigilância, tutela e fiscalização de áreas destinadas em projeto de loteamento para uso comum do povo.

Assim, o promotor de Justiça requer, liminarmente, que seja determinada a imediata suspensão da validade da Lei Municipal, que autorizou a doação da área para a igreja, bem como a paralisação de qualquer tipo de obra, edificação, transformação e uso do terreno, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Requer, ainda, a avaliação judicial da área como forma de aferir o valor do dano causado ao erário.

Ainda requer ao final do julgamento, a desocupação e a demolição de todas as obras e benfeitorias construídas no local, no prazo máximo de 30 dias, a contar da publicação da sentença, além da perda de mandato, cargo ou função pública da ex-prefeita e dos 11 vereadores da gestão 2005/2008, que estiverem, por ventura, exercendo algum cargo público eletivo quando do trânsito em julgado da sentença, a suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de cinco a oito anos e o pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano para cada um, por ato de improbidade administrativa.

Resposta
O ex-procurador do município e atual advogado da ex-prefeita, Leonardo Rossini, afirmou que até o momento Valderez não foi noticiada da ação e que logo que tiver acesso vai analisar o processo. Porém, adiantou que todas as doações de terrenos no município pela ex-prefeita ocorreram mediante aprovação de lei pela Câmara Municipal, portanto, "de forma legal". (Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público Estadual - MPE) portal CT

Lula quer que Embraer se explique sobre demissões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai chamar diretores da Embraer para uma reunião por causa do anúncio da empresa de que irá demitir quatro mil funcionários, segundo relato de sindicalistas que se reuniram na noite de hoje (19) com Lula, no Palácio do Planalto.
“Ele disse que está indignado com a atitude da empresa que teve no governo Lula uma capitalização importante por meio dos instrumentos que o governo têm. Vai chamar a empresa para conversar, alguns ministros para conversar. Esperamos que tenha reversão nesse processo de demissão”, disse o presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Artur Henrique.
José Lopez Feijó, membro da executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que também participou da reunião com o presidente da República disse que “o presidente se mostrou absolutamente indignado" e falou que 'é inadmissível que empresas que têm se capitalizado com políticas muitas vezes desenvolvidas pelo governo tomem como primeira medida de dificuldade a atitude de demitir”.
De acordo com fontes do Palácio do Planalto, ainda não há data para a reunião com a direção da Embraer.
A Embraer, fabricante de aviões, informou que vai reduzir em 20% o quadro de 21.362 funcionários. Segundo o comunicado da empresa, a crise internacional tornou "inevitável efetivar uma revisão de sua base de custos e de seu efetivo de pessoal, adequando-os à nova realidade de demanda por aeronaves comerciais e executivas".
Cerca de 90% das receitas são oriundas de exportações, que vêm sendo afetadas pela crise internacional. O presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, teve hoje um encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.
Os sindicalistas pediram a audiência com Lula assim que souberam das dispensas na Embraer. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins, também participaram da reunião.
Artur Henrique disse ainda que, durante o encontro com Lula, foi levantada a possibilidade de se ter uma coversa com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia projetos da Embraer.
Os sindicalistas aproveitaram a reunião e convidou o presidente Lula para participar de um seminário, no dia 11 março, com prefeitos do ABC Paulista, quando se discutirá a crise financeira mundial.

Lula e 14 ministros fazem balanço de ações sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta sexta-feira (20) com 14 ministros das pastas que coordenam os programas sociais do governo. O encontro serve para que o presidente tenha em mãos um balanço detalhado das ações do governo nessa área. Ele quer saber de que forma essas políticas estão funcionando no período em que a crise financeira internacional tem seus principais efeitos no país.
A reunião começou por volta das 10h no Palácio do Planalto e deve seguir no período da tarde. Não há previsão de que o governo tome adote novas medidas para reforçar os programas sociais.

Participam da reunião os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff; da Comunicação Social, Franklin Martins; da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do Esporte, Orlando Silva; do Trabalho, Carlos Lupi; da Previdência, José Pimentel; do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias; da Cultura, Juca Ferreira; da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin; da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; e da Secretaria das Políticas de Igualdade Racial, Edson Santos.
Os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Justiça, Tarso Genro, também foram convocados para a reunião, mas ainda não haviam chegado ao Palácio do Planalto até o início do encontro.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Gipão sai em defesa de projeto de Valuar Barros 19/02/09 17h25

Durante uma reunião realizada nessa quarta-feira, 18, em Araguaína, entre vereadores e secretários municipais para discussão de um projeto de lei do Executivo Municipal, quando nem a bancada governista teria saído em defesa do projeto proposto pelo prefeito Valuar Barros (DEM), um vereador teria puxado para si a responsabilidade de defender o projeto: Aldair Costa de Souza, o Gipão (PR).

Esse posicionamento do vereador utista gerou mais especulações quanto à proximidade do prefeito com a União do Tocantins (UT). O projeto prevê a terceirização do serviço de saúde da cidade.

Por telefone, o vereador Gipão não comentou seu posicionamento com relação à proposta. Ele informou que a matéria foi retirada da Casa pelo líder do governo municipal e que está aguardando o retorno da matéria com alterações para poder se posicionar.

Em nota, o prefeito havia afirmado que, como prefeito, todas as portas deveriam estar abertas ao seu governo, mas reforçou que no que se refere a apoio partidário, “em virtude da Lei de Fidelidade Partidária e do seu caráter pessoal”, iria cumprir “todos os seus compromissos políticos assumidos”.

Governador sentiu "pico hipertensivo" e "dor no peito", afirma diretor do HGP 19/02/09 20h10

O diretor técnico do Hospital Geral de Palmas, Renato Reis, afirmou que o governador Marcelo Miranda (PMDB) chegou ao HGP com dores no peito e sofreu "pico hipertensivo". "O Governador foi atendido com um pico hipertensivo, uma dor no peito, foi trazido aqui para o hospital para fazer exames e está tudo bem", disse o clínico geral, conforme nota enviada pela Secom (Secretaria de Comunicação) do Governo do Tocantins.

Ainda conforme a nota, Miranda teve uma indisposição causada pela alteração na pressão arterial. Ele realizou exames na tarde desta quinta-feira, 19, no HGP.

Na mesma nota a Secom informa ainda que o médico que acompanhou todos os procedimentos disse que o governador passa bem e não apresenta nenhum sinal que possa causar preocupação.

A Secom informou ainda que Miranda chegou no HGP por volta das 16h e realizou exames de sangue, eletrocardiograma e um cateterismo. "Foi feito um cateterismo preventivo com resultado normal", afirmou o diretor do hospital. O procedimento, segundo a nota baseada nas informações do clínico geral, é considerado normal. De acordo com informações de funcionários do hospital, até as 21h15, o governador continuava internado. Portal CT

vale anuncia lucro recorde depois de demitir varios funcionários

Um mês depois de ter anunciado a demição de centenas de funcionários a vale do rio doce, anunciou hoje o maior lucro de sua historia, o que demostra que algumas empresas aproveitaram a desculpa da crise para enchugar a maquina administrativa, não sendo portanto a crise o motivo principal das demissões. o governo precisa propor um acordo etre os empresarios e os trabalhadores para evitar que demissões sem justificativas possam ser evitadas e os trabalhadores não percam seus empregos por conveniencia das empresas.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Lula: Brasil vai se transformar em um grande produtor e exportador de pescado

Ao comentar visita ao estado de Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (16) que espera que o Brasil seja não apenas auto-suficiente na produção de peixes, como um grande exportador da indústria de pescado. Em Recife, ele visitou, na semana passada, a primeira fazenda marítima brasileira.

“Em alguns anos, vamos nos transformar em um grande produtor de pescado. Hoje, o povo brasileiro come, em média, sete quilos de peixe per capita por ano. Outros países comem nove, dez, até 12 quilos. Precisamos pescar mais para incentivar o povo brasileiro a comer mais peixe e para que a gente possa fazer com que o Brasil tenha na sua balança comercial um saldo positivo, exportando pescado para o mundo desenvolvido.”

Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele destacou que a expectativa é de que sejam produzidas 10 mil toneladas de peixes “genuinamente brasileiros” por meio de 48 tanques instalados na fazenda marítima de Recife. Segundo Lula, o governo pretende ainda capacitar pescadores artesanais da região para a criação de espécies como o bijupirá.

“Fizemos um marco regulatório que esperou 15 anos e agora estamos tanto nos rios, nas represas e nas hidrelétricas quanto no mar, autorizando áreas para que as pessoas possam criar peixes. O benefício maior é o conhecimento científico e tecnológico do Brasil em uma área nova. Espero que outros exemplos aconteçam em outros estados para que o Brasil possa se tornar um grande produtor de peixe.”

Sobre sua visita ao Ceará, o presidente afirmou que mais de mil famílias estão assentadas na região e usufruindo da plantação de mamão, de girassol e também da produção de peixes. A renda mensal, segundo Lula, chega a quase R$ 800. “Você tem sempre alguma coisa para estar vendendo no mercado”, disse ele.

“É um exemplo que queremos continuar incentivando no Brasil. É por meio dessas coisas que você leva para os pequenos produtores, nos lugares mais longínquos do Brasil, que você consegue ter o desenvolvimento e dar um salto de qualidade na vida das pessoas

Transnordestina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também afirmou durante o programa que o início das obras da ferrovia Transnordestina representa “uma revolução” no Nordeste brasileiro.Ele lembrou que o projeto envolve vários estados por meio da construção de 1.728 quilômetros de ferrovia.

“Por ali você vai transportar toda a produção da região, de um estado para outro. Por trás da ferrovia, vê-se o desenvolvimento das cidades. Como queremos gerar emprego e distribuir renda, ficou acertado que vamos trabalhar o mais intensamente possível para entregar a rodovia. Gerar empregos e renda em uma região que precisa”, afirmou Lula.

Agência Brasil

Mantega: Reação do mercado diante do desempenho da economia é positiva

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta segunda-feira (16) que está havendo uma reação positiva de empresários e analistas diante da melhora de dados e perspectivas sobre o desempenho da economia brasileira neste período de crise financeira internacional.

A avaliação foi feita na reunião de coordenação política, realizada nesta manhã no Palácio do Planalto, sob a coordenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com fontes do governo.

As revisões para um cenário mais positivo seriam resultado da melhora de números como os da indústria automobilística, por exemplo. O setor registrou crescimento de 92,7% na produção de automóveis em janeiro, em comparação a dezembro de 2008

O encontro com prefeitos, na semana passada, em Brasília, foi abordado na reunião e avaliado como positivo pelos ministros que integram a coordenação política.

A percepção é de que o encontro atingiu o objetivo de levar ao conhecimento dos prefeitos as ações e programas do governo federal que podem ter a participação dos municípios. O evento reuniu cerca de 5.300 prefeitos em Brasília e foi realizado a convite do presidente Lula.

Os integrantes da coordenação fizeram também um levantamento dos projetos prioritários para montarem a agenda política do governo no Congresso Nacional. Entre esses projetos estão os das reformas política e tributária.

As discussões sobre o tema foram preliminares e um levantamento ainda será feito com os demais ministros do governo para que apontem projetos em suas áreas de atuação. O assunto deve ser retomado durante a reunião do Conselho Político, que ocorre na próxima quarta-feira com a participação de líderes de partidos da base aliada do governo.

Participam da reunião os ministros da Justiça, Tarso Genro; da Casa Civil, Dilma Rousseff; da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Paulo Bernardo; da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci; e da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.

Chávez vence referendo na Venezuela e pode se candidatar para 3º mandato

O 'sim' ganhou com 54,36% dos votos, segundo o CNE.
Fidel felicitou presidente, e oposição reconheceu derrota.


A emenda constitucional que propõe a reeleição ilimitada do presidente e dos detentores dos demais cargos públicos na Venezuela foi aprovada no referendo realizado neste domingo (15), com 54,36% dos votos, anunciou a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena.
A eleição definiu que qualquer pessoa já no poder poderá disputar uma reeleição indeterminadamente. A vitória do "sim" beneficiou o presidente Hugo Chávez, que fez campanha por esse resultado. Ele pode agora se candidatar para um terceiro mandato consecutivo em 2012, e assim por diante.
A oposição conseguiu 45,63% dos votos, segundo este primeiro boletim oficial. A abstenção foi de 32,95%, segundo o CNE.
"Queremos felicitar o povo da Venezuela por seu comportamento cívico e democrático no dia de hoje. Foi um dia extraordinário", felicitou Lucena.
"Abrimos de par em par as portas do futuro. A Venezuela não voltará ao passado da indignidade. Foi uma grande vitória! Aqui está o povo de Simón Bolívar levantando as bandeiras da dignidade! Vitória, vitória, vitória popular!", afirmou Chávez para uma multidão diante do palácio presidencial de Miraflores em Caracas.

Do G1

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Provas do concurso do quadro geral serão nesse domingo; mais de 100 mil pessoas participam 14/02/09 10h22

As provas do concurso do Quadro Geral do Estado serão realizadas nesse domingo, 15, em 10 municípios tocantinenses. Ao todo, 104.512 pessas se inscreveram para disputar as 6.352 vagas disponíveis. As provas serão aplicadas nas cidades de Araguaína, Augustinópolis, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

No portal eletrônico do concurso os candidatos podem conferir os locais das provas, com seus respectivos endereços. O certame é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Administração (Secad), com realização das provas pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Um dos principais cuidados que o candidato deverá ter é o de comparecer ao local designado para realização das provas com antecendência mínima de uma hora do horário determinado para o início do certame. Candidatos a cargos de nível superior e fundamental farão as provas das 8 às 12 horas; e os de nível médio, das 14 às 18 horas.

Vale lembrar que os candidatos deverão estar munidos de caneta esferográfica de tinta azul fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identificação original. O candidato pode imprimir as informações sobre o local de prova também no endereço elerônico citado acima no campo “Local de prova detalhado”, digitando o número do seu CPF.

Os concorrentes deverão manter em seu poder o comprovante de inscrição e apresentá-lo nos locais de realização das provas, juntamente com o documento pessoal de identificação, sob pena de terem o respectivo acesso negado. Tal comprovante está disponível para impressão na opção "Comprovante de Inscrição" no menu lateral dos sítios http://secad.unitins.br ou www.unitins.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

Os documentos de identificação que serão aceitos pelos fiscais do concurso são carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que, por Lei, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo art. 159, da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997).

Não serão aceitos como documentos de identificação certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados. A presidente da Comissão ainda ressalta que não será aceita cópia de documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo do referido documento.

O candidato ainda deve estar atento aos materiais que não serão permitidos durante a realização da prova como máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, celulares ou qualquer aparelho eletrônico, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.

Concorrência
Coforme a lista de concorrência publicada pela Secretaria Estadual de Administração (Secad), dos 79 cargos de nível superior, entre os mais concorridos estão os de analista técnico-administrativo em duas cidades, Araguaína (98,5 por vaga) e Taguatinga (61,67), além de pedagogo em Palmas (54,48) e analista em Turismo também em Palmas (43,78).

Para nível médio, a disputa será maior entre candidatos aos cargos de fiscal das relações de consumo em Palmas (123), Paraíso (61,33) e Dianópolis (58,33), e também fiscal metrológico em Palmas (93,29).

Já em nível fundamental, entre os mais concorridos estão motorista – categoria AD, na Capital (91,5), e auxiliar administrativo em Porto Nacional (109,83) e Araguaína (98,85).

No entanto, há cargos com apenas um candidato, como extensionista rural – engenheiro ambiental e museólogo, ambos na Capital, inspetor de recursos naturais - engenharia ambiental, em Araguaína, e extensionista rural área econômica - engenheiro agrícola, em Gurupi. A maior concorrência para portadores de deficiência está em Sítio Novo, onde há seis candidatos para o cargo de assistente administrativo.

Conteúdo
Para os cargos de nível superior o conteúdo da prova é Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Para o nível médio, Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais, sendo acrescido o conteúdo Conhecimentos Específicos, para os cargos de nível médio em que há essa exigência. E para o nível fundamental o conteúdo é Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais. (Com informações da Secom)
do portal CT

Venezuela vai as urnas

venezuelanos vão as urnas para decidir se Chaves poderá disputar eleições indefinidamente, de acordo com as projeções de alguns institutos de pesquisas, o sim deverá conquistar a maioria dos votos, Hugo Chaves é hoje o presidente que ocupa o cargo a mais tempo na America latina. o clima está tenso entre o governo e a oposição, que acusa o governo de uso da maquina para fazer a defesa de sua proposta de se reeleger indefinidamente.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Especialista defende tese de que não há crise no Brasil

Para Stephen Kanitz, país tem apenas ‘problemas’ a serem resolvidos.
Passado de inflação ajudou país a vencer atual cenário global, diz.

Na contramão da maioria dos economistas, o consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz defende a singular tese de que não há crise no Brasil.



Mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, ex-professor titular da mesma faculdade e autor de vários livros sobre economia, Kanitz afirma que o Brasil tem "problemas", mas não está "em crise".



Ele desenvolveu o ponto de vista na última terça-feira (10), no programa "Entre Aspas", conduzido pela jornalista Monica Waldvogel, na Globo News.



Em entrevista ao G1, Kanitz afirmou que anos de inflação “galopante” ajudaram o Brasil a aprender a lidar com situação adversas. Estados Unidos e Europa, segundo ele, não têm a mesma experiência e por isso sofrem mais no atual cenário global.



Isabelle Moreira Lima
Do G1,

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Temer pede proteção da PF para deputado do PT ameaçado de morte

Presidente da Câmara pediu auxílio ao Ministério da Justiça.
Luiz Couto (PT-PB) diz sofrer ameaças por combater o crime organizado.

Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), pediu ao Ministério da Justiça que a Polícia Federal dê proteção ao deputado Luiz Couto ( PT-PB), que vem sofrendo ameaças de morte. O parlamentar contava com segurança da PF até julho, mas a proteção foi retirada porque havia um entendimento de que a segurança deveria ser realizada pela Polícia Legislativa.

O pedido de proteção para o deputado foi feito a Temer pela bancada do PT na Câmara. O deputado diz que vem recebendo seguidas ameaças por seu trabalho na Comissão de Direitos Humanos da Casa no combate ao crime organizado. “Sofri ameaças por telefone, meu carro foi seguido e já recebi vários recados de que iria acontecer”, disse Couto ao G1.

Segundo o parlamentar, o temor aumentou após a morte do advogado Manoel Mattos, vice-presidente do PT de Pernambuco, assassinado no litoral paraibano em janeiro. Couto diz que a mãe de Mattos teria afirmado a um delegado que o deputado federal poderia ser o próximo a ser assassinado.

Couto afirma que trabalha no combate ao narcotráfico, aos grupos de extermínio e ao crime organizado desde 1996 e que as ameaças são constantes. Ele reclama de falta de apoio do governo do estado nestas investigações. “O governo do estado nega que haja crime organizado aqui, por isso eles não investigam como deveriam”.

Apesar do pedido de apoio da PF, o deputado acredita que a sua segurança só estará garantida quando forem revelados e presos os assassinos de Mattos. “A maior segurança que eu posso ter é a investigação profunda deste crime e a punição dos culpados. É preciso dar um basta”.

O deputado ainda não conta com a proteção da PF. O G1 entrou em contato com o Ministério da Justiça para ter informações sobre o trâmite do pedido, mas ainda não obteve resposta.

Dilma diz que trabalho do governo incomoda a oposição

Ministra diz que são 'improcedentes' acusações de atuação eleitoral.
Para Dilma, atividade no palanque é intrínseca à função na Casa Civil.

Da Agência Estado

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta sexta-feira (13) que são "improcedentes" as críticas do DEM ao governo sobre o uso eleitoral da divulgação de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que o trabalho do governo incomoda a oposição.



"O que estamos fazendo é o lançamento, o acompanhamento e monitoramento das nossas obras, algo absolutamente legítimo e que integra nossas ações enquanto Executivo", afirmou a ministra em entrevista em Novo Hamburgo, a 40 quilômetros de Porto Alegre.




Ela participou, na cidade, do lançamento de obras para prolongar a linha do Trensurb (trem metropolitano) em 9,3 km de extensão, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.



Dilma adotou um tom crítico em relação à oposição. "Eu acho que o que incomoda de fato a oposição é que o governo está trabalhando, que o governo está agindo, que o governo tem um projeto para o Brasil", disse a ministra.


A ministra afirmou que a oposição tem direito de "falar o que quiser" em um país democrático. "Eles se preocupam conosco porque temos um volume de ação que nunca no Brasil houve igual", declarou. Por isso, afirmou compreender que a oposição fique com questões que chamou de "laterais".



No palanque
Questionada sobre sua presença no palanque nesta sexta para inaugurar uma obra do PAC em São Leopoldo (RS) e lançar outra em Novo Hamburgo, Dilma recordou de momentos anteriores em que esteve na mesma posição e disse que faz parte de sua atividade.



"Minha atividade no palanque é intrínseca à função de ministra-chefe da Casa Civil", avaliou. "É porque esse governo do qual participo tem a mania de gostar de falar com o povo."



Dilma também elogiou as medidas divulgadas pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para ativar a economia. "Acho muito bom porque estamos precisando no Brasil que todos os governantes façam investimentos e não façam ajustes", destacou.



A ministra disse que o governo federal irá contribuir com Serra no que for possível. "O PAC do Serra é muito bem-vindo."

Comissão discute ações de prevenção ao Trabalho Escravo no Tocantins

13/02/2009 11:12 - Redação

Crédito: Divulgação


A Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo - Coetrae se reuniu durante toda a tarde de ontem, quinta-feira, 12, no auditório da Secretaria da Cidadania e Justiça, em Palmas. Na pauta da reunião constou algumas ações que serão desenvolvidas pela Comissão em 2009 com objetivo de erradicar o Trabalho Escravo no Tocantins.

Foram definidas as seguintes ações: buscar com a Defensoria Pública a criação de um núcleo de defesa agrária na região do Bico do Papagaio; fazer uma campanha de divulgação nas rádios do Estado; definir as responsabilidades dos parceiros para o desenvolvimento das atividades da Semana da Abolição, que acontecerá em maio e a idealização de um concurso com o tema “Trabalho Escravo”, direcionado às escolas rurais e urbanas dos municípios onde há maior incidência do trabalho escravo.

A idéia da criação do núcleo de defesa agrária surgiu com a intenção de agilizar a regularização fundiária. De acordo com a subsecretária da Cidadania e Justiça e presidente da Coetrae, Dulce Furlan, as ações da comissão devem abranger cerca de 10 municípios do Estado. A atuação vai acontecer em conjunto com o Balcão da Cidadania, o qual vai trabalhar em prol da erradicação do subregistro no Tocantins.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público Federal, Seduc, Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, CPT – Comissão Pastoral da Terra e APA/TO - Alternativa para Pequena Agricultura.

A próxima reunião será realizada no dia 24 de março, no auditório da Seciju.



Da redação com informações Secom

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Boa noticia

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Centro de Políticas Sociais (CPS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que a classe média continuou a crescer no Brasil apesar da crise econômica que assolou a economia mundial no segundo semestre do ano passado.

Entre agosto e dezembro, segundo a FGV, o número de pessoas consideradas de classe média - ou classe C - subiu 3,7% no período, atingindo 53,8% da população. O estudo da FGV considera seis regiões metropolitanas - São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

No método da fundação, é considerado um membro da classe C quem faz parte de uma família com renda mensal média entre R$ 1.115 e R$ 4.807. Faz parte da classe E a família com renda até R$ 804 e são classificados como classe D as que recebem entre R$ 804 e R$ 1.115.

Divisão

Ainda de acordo com o estudo, é considerado um membro da classe alta - ou AB - toda a pessoa que reside em um domicílio com renda total acima de R$ 4.807. De acordo com a instituição, este contingente de pessoas também cresceu entre agosto e dezembro do ano passado, atingindo 15,33% da população total das seis regiões metropolitanas pesquisadas.

Desta forma, a divisão de classes, segundo o método da FGV, ficaria assim nas regiões pesquisadas: 53,81 (classe C), 15,33% (classes A e B), 13,18% (classe D) e 17,68% (classe E).

Mobilidade

De acordo com o estudo, que considera o período de 2002 a 2008, a mobilidade de classe foi maior em dois momentos: em 2004 e no ano passado - nos dois casos, o crescimento do PIB foi forte. Estima-se que a expansão do PIB brasileiro em 2008 ultrapasse a marca de 5%, embora a previsão para este ano esteja mais modesta, abaixo de 2%.

Em 2008, cerca de 40% da população que pertencia à classe E havia migrado em direção às classificações C e D, na comparação com os resultados de 2007. De acordo com a pesquisa da FGV, a mobilidade da classe E no ano de 2008 foi maior antes da crise (41,5%), caindo para 39,7% depois de seu início.


G1

Ministro do STF exclui Dilma e Tarso de investigação sobre "dossiê tucano"

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu esta semana excluir a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, da lista de possíveis investigados em um inquérito da Polícia Federal, que apura a produção e o vazamento de dossiê sobre gastos do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

“Considero não haver, até o presente momento, indícios ou elementos de prova a implicar, neste procedimento investigativo, a ministra-chefe da Casa Civil e o ministro da Justiça”, justificou Lewandowski, em seu despacho.

No mesmo ato, o ministro devolveu o inquérito sigiloso à primeira instância da Justiça Federal, já que não existem mais investigados com foro privilegiado. Lewandowski ressalvou que, se futuramente surgirem elementos concretos contra as autoridades excluídas, o caso poderá ser reencaminhado ao STF.

Até hoje, o único indiciado foi o secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires. Ele é acusado de quebra de sigilo funcional por ter repassado o dossiê, feito em fevereiro de 2008, por e-mail ao Senado.


Agência Brasil

Juventude do PT lança jornal e disponibiliza vídeo de caravana

A Juventude do PT lançou durante o Fórum Social Mundial a primeira edição do seu jornal. A proposta é que a publicação mantenha uma periodicidade bimestral e seja instrumento de diálogo com a juventude e de formação e organização interna da JPT.

A primeira edição do jornal tem como centro o Fórum Social Mundial e trás os principais temas discutidos durante o evento.

Em texto da secretária nacional da JPT, Severine Macedo e do coordenador de Relações Internacionais da JPT, Rodrigo César, o Fórum de 2009 é contextualizado na conjuntura, já Gabriela Batista, coordenadora da Rede Juventude e Meio Ambiente (Rejuma) apresenta o debate sobre o Ecossocialismo. Já o secretário de relações internacionais do PT, fala sobre os 50 anos da revolução cubana e o professor Emir Sader, discute o conflito na Palestina. O jornal trás ainda artigo sobre o tema juventude e trabalho e sobre os desafios da JPT para 2009.

A JPT nacional enviará à todas estaduais exemplares do jornal conforme o tamanho de cada estado. E ele também pode ser baixado em formato PDF clicando aqui.
Confira o editorial da primeira edição do Jornal da JPT:

No mesmo momento em que o PT completa seus 29 anos de estrada e o sétimo do desafio de governar o país, milhares de militantes de esquerda e ativistas dos movimentos sociais de todo o mundo se encontram em Belém do Pará, a porta de entrada da Amazônia, para discutir a superação do modelo neoliberal e encontrar alternativas para a construção de um outro mundo.

Isso em meio a uma das mais graves crises do capitalismo. É neste contexto que a Juventude do PT lança seu jornal, o Jornal da JPT, um instrumento de divulgação de nossa juventude e de nossas opiniões, mas também uma ferramenta para a nossa organização interna e para a formação política de nossa militância.

Nosso jornal, assim como o I Congresso e a I Caravana, é fruto do novo momento pelo qual passa a Juventude do PT. Esse é o período no qual pretendemos dar um salto qualitativo em nossa organização, que nos permita incidir de forma mais efetiva na realidade dos jovens brasileiros.

Não haveria melhor ocasião para lançarmos o Jornal da JPT, se não na oitava edição do Fórum Social Mundial, espaço no qual jovens de todo o Brasil, da América Latina e do mundo participarão representando centenas de movimentos, redes e organizações juvenis, que demonstram toda a diversidade da juventude. Diversidade essa que, em grande medida, está presente também na JPT e que pretendemos retratar e dialogar.

Nesta primeira edição, que esperamos que seja bimestral, apresentamos um pouco do que foi o ano de 2008 para a JPT e quais nossas perspectivas e desafios para 2009. Trazemos nossas expectativas com relação ao FSM 2009 e aproveitamos que este acontece na Amazônia para discutir o Ecossocialismo, conceito e movimento novos para grande parte de nossa militância.

Começamos 2009 sob uma nova ofensiva militar de Israel sobre o povo palestino, temos demonstrado nossa solidariedade em uma nota da JPT, mas principalmente nas ruas, participando de atos e manifestações. Em nosso jornal, reproduzimos um texto do professor Emir Sader sobre o conflito.

O Jornal da JPT discute ainda o tema trabalho, uma das principais preocupações da juventude brasileira, e os 50 anos da revolução cubana, que inspira a nós e a milhares de socialistas de todo o mundo.

Esperamos que você tenha uma boa leitura e que nosso jornal contribua como uma ferramenta para luta por um outro mundo, que dizemos: Sim, é possível!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Governo Lula encaminha proposta de reforma política ao Congresso

Voto em lista fechada e financiamento público serão debatidos.
São seis projetos de lei e uma proposta de emenda à Constituição.

Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasíli

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional sete projetos para reformar o sistema político nacional. As mensagens foram enviadas na segunda-feira (9) e publicadas no Diário Oficial nesta terça-feira (10).



Nesta manhã, os ministros José Múcio (Relações Institucionais) e Tarso Genro (Justiça) se encontraram com os presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para debater o tema.

A reforma proposta pelo governo abrange itens como voto em lista fechada para as eleições proporcionais, financiamento público de campanha, fidelidade partidária, cláusula de barreira para partidos políticos e inelegibilidade de candidatos com ficha suja.

Múcio destacou que uma das novidades da reforma é justamente a possibilidade de o Congresso poder debater os temas de forma separada por meio de sete projetos. São cinco projetos de lei ordinários, um de lei complementar e apenas uma emenda constitucional, que necessita de mais apoio para entrar em vigor.

“Esse conjunto de idéias que nós trazemos hoje vem de centenas de entidades da sociedade civil, da academia e de cientistas que estudam este problema. A idéia é aprimorar, e está na vontade suprema dos deputados e senadores aceitar essas idéias e melhorar o sistema”, disse o ministro das Relações Institucionais.

MEC instala comissão implantará Universidade Federal da Fronteira Sul

O ministro da Educação, Fernando Haddad, instala nesta quarta-feira (11), às 15h30, a Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, que está sendo criada pelo governo federal e funcionará a partir de 2010, envolvendo os três estados da região.

O professor Dilvo Ilvo Ristoff, do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi indicado pelo ministro Fernando Haddad para presidir a comissão, formada por representantes de várias instituições de ensino superior, do próprio MEC, da Capes e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A sede da nova universidade será no município de Chapecó, onde funcionará a reitoria. Haverá campi também nas cidades de Erechim, Cerro Largo (ambas no Rio Grande do Sul), Realeza e Laranjeiras do Sul (no Paraná).


Agência Brasil

PT vive momento de consolidação na sociedade, avaliam líderes

O Partido dos Trabalhadores comemora 29 anos nesta terça-feira (10) com ato político seguido de jantar em Brasília. O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP) afirmou que este é um momento de consolidação do partido. “Com o grau de representatividade que o PT tem hoje, a capilaridade que tem e o que representa para o povo brasileiro com o presidente Lula”, disse. “O PT sempre apresentou para o País um projeto nacional, cuja principal característica foi demonstrar que a participação popular na política é uma forma de acumular forças para um projeto de sociedade”, ressaltou Berzoini.

Na avaliação de Berzoini, o partido tem muitos desafios pela frente. “O PT é um partido socialista e, como tal, mesmo com tudo que já realizamos, ainda tem um longo espaço de consolidação, organização nacional e de seu próprio programa de partido”, disse Ricardo Berzoini.

“Precisamos trabalhar com a ideia de que o governo Lula é um passo importantíssimo. Mostrar que é possível fazer transformações importantes mas que nossos objetivos são muitos maiores do que apenas governar o Brasil por um período”, ressaltou o presidente nacional do PT.

O líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), destacou a importância histórica da legenda. “O PT representa um movimento político e cultural importante na história recente do País. É um partido que prima pelo desenvolvimento econômico e social e que busca a formação de uma sociedade igualitária e solidária, baseada numa hierarquia de valores como fraternidade, solidariedade e democracia”, afirmou.

Vaccarezza ressaltou a busca do PT pela construção de uma sociedade socialista. “O PT já surgiu demarcando campos, com o velho movimento socialista do século XIX e com aqueles que defendiam apenas a melhoria do capitalismo. Introjetamos no movimento socialista do Brasil a concepção de que a democracia tem um valor internacional. É a liberdade de manifestação de todos os segmentos e de todas as lutas por direitos das minorias e contra discriminação sexual, racial e religiosa. No futuro, o moderno é o PT”, afirmou.

O líder do Governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), destacou a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das grandes vitórias do PT nos últimos 29 anos. “Nesse período, o partido se consolidou por, acima de tudo, dar voz e trazer para a participação política um conjunto de lideranças e uma parcela da população brasileira que não tinham esse protagonismo. Dentre outras coisas, o PT e seus aliados conseguiram ser o instrumento político para trazer à Presidência da República um operário e líder de esquerda, como é o caso do presidente Lula”, afirmou.

Fontana lembrou que, assim como Lula, outros líderes populares foram eleitos “em diversos recantos do Brasil” sob a marca do petismo. “ O PT construiu um conjunto de lutas que estão transformando o Brasil. No futuro, o PT tem que ser cada vez mais um partido para defender a idéia da esquerda no País, a idéia da transformação social, que estamos vivenciando com o presidente Lula”, disse.

Para o líder do Governo, é preciso aprofundar as transformações obtidas até aqui. “O maior desafio para o PT é se fazer consolidar de tal maneira na representatividade social e popular que nos permita eleger a sucessora do presidente Lula, mostrando que o PT e seus aliados têm condições de continuar na Presidência do País”, afirmou.

Agência Informes

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Lula pede que prefeitos assumam metas sociais e trabalhem para melhorar a vida dos pobres

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil







Brasília - O presidente Luís Inácio Lula da Silva convocou hoje (10) os prefeitos a assumirem quatro compromissos sociais em sua gestão: reduzir o analfabetismo, o sub-registro civil, a mortalidade infantil e melhorar o acesso do pequeno agricultor ao crédito.

Ele argumentou que não basta investir em obras de infra-estrutura, é preciso melhorar também a vida dos mais pobres.

“Cada um pode fazer a ponte que quiser, a estrada que quiser. Mas se a gente fizer tudo isso e, no final do nosso mandato, ainda quisermos esses índices [analfabetismo, pessoas sem certidão de nascimento e outros documentos, crianças morrendo nos primeiros anos de vida e produtores sem financiamento], significa que fizemos pouco pela parte pobre dos municípios”, disse Lula na abertura do Encontro Nacional com os Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

O presidente já havia chamado os governadores das regiões Norte e Nordeste para assumir o mesmo compromisso de atingir metas sociais, em reunião realizada na semana passada no Palácio do Planalto. O objetivo do governo, com a busca da parceria com governadores e prefeitos, é reduzir as desigualdades regionais em dois anos.

STF nega liminar pedida pelo governo italiano contra refúgio a Cesare Battisti

Marco Antonio Soalheiro e Gilberto Costa
Repórteres da Agência Brasil







Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso negou hoje (10) pedido de liminar feito pelo governo da Itália para anular o refúgio político concedido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, ao escritor e ex-ativista Cesare Battisti. A liminar solicitada constava de um mandado de segurança , protocolado ontem pelo governo da Itália no STF.

"Como o pedido de extradição [de Cesare Battisti] ainda não foi apreciado e, por conseguinte, nem deferido nem negado, não pende efeito jurídico irrreversível, nem capaz de sacrificar eventual direito subjetivo do impetrante [governo da Itália]", afirmou Peluso em seu despacho. O ministro também prazo de dez dias para que a defesa de Battisti se manifeste sobre o mérito do mandado de segurança italiano. Após esse prazo ainda será concedida vista dos autos ao procurador-geral da República.

Segundo o governo italiano, o benefício concedido pelo Brasil a Cesare Battisti - condenado à prisão perpétua em seu país acusado pela Justiça por quatro assassinatos na década de 1970, época em que militava no grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) - tem "o indisfarçável objetivo de obstruir o seguimento do processo de extradição de Battisti, que tramita no Supremo”, além de afrontar a Constituição Brasileira e os tratados internacionais.

Battisti foi preso preventivamente no Brasil, em abril de 2007, e segue detido na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, à espera da decisão do STF sobre o processo de extradição, após a concessão do refúgio pelo governo brasileiro, no dia 13 de janeiro. Dois dias depois (15), a defesa de Battisti entrou com uma petição no STF para que o tribunal autorizasse a saída do italiano da prisão

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Prefeituras terão linha de crédito do BNDES para compra de máquinas, caminhões e tratores

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil







Brasília - O governo anunciou hoje (9), um dia antes do encontro de prefeitos de todo país com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o repasse de R$ 980 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os municípios poderem financiar a compra de máquinas, equipamentos, caminhões e tratores.

A medida foi anunciada hoje (10) pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio, como parte de uma série de ações com o objetivo de ajudar as prefeituras e, dessa forma, dinamizar as vendas da indústria de bens de capital, que enfrenta dificuldades desde setembro de 2008, quando os efeitos da crise econômica mundial começaram a ser sentidos no Brasil com mais ênfase.

A ampliação do limite de crédito faz parte do programa Pro-Vias que, no ano passado, teve um aporte de R$ 500 milhões do BNDES, financiados pela Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP). O crédito foi autorizado pelo Conselho Monetário Nacional, de acordo com o sub-chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Guilherme Padilha.

Além da linha de crédito, o governo ainda anunciou a edição de duas medidas provisórias para atender a pleitos dos prefeitos. Uma dessas medidas autoriza o refinanciamento das dívidas dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 240 meses, ou seja, até 20 anos. A dívida dos municípios com a Previdência chega hoje a R$ 14 bilhões.

"O pensamento do governo foi não punir o novo tempo. Que os prefeitos sejam a ponta do governo nos municípios. A idéia é trazer todos para o rol de benefícios", disse Múcio. Ele enfatizou que se o governo não tomar esse tipo de medida, os municípios acabam engessados.

A outra MP vai autorizar a regularização fundiária de áreas urbanas da Amazônia Legal. Uma das principais reclamações levadas ao governo pelos prefeitos é a dificuldade de autorização para construção de escolas, hospitais e outros projetos nos municípios pertencentes à Amazônia. Todos os prefeitos da Amazônia Legal fizeram esse pedido. “Eles têm dificuldade de conseguir licença para construir escolas, hospitais", disse o ministro.

Múcio disse ainda que o governo gastou R$ 243 mil com a organização do evento e que não há intenção em inviabilizar a marcha dos prefeitos, programada para março deste ano. "Queremos os prefeitos como parceiros. Alguns poderiam me perguntar se o governo tem a intenção de inviabilizar a marcha dos prefeitos. Não é isso. Quando eles vierem em março já terão outro tipo de dúvida", destacou.

O ministro disse ainda que o governo pretende estabelecer metas conjuntas com os municípios. Um dos objetivos, segundo o governo, com o encontro é pactuar dez grandes compromissos para serem cumpridos até 2012 pelos novos administradores municipais. O governo quer que nesses compromissos haja ações municipais para combate a fome, ao analfabetismo, ao sub-registro civil e à mortalidade infantil, principalmente.

Além das medidas, de acordo com José Múcio, o governo vai encaminhar um projeto de lei com o objetivo de estabelecer regras de transição para os mandatos. A proposta pretende tornar obrigatória a criação de um grupo de transição e ainda obriga o antecessor a publicar um relatório de ações, além de um conjunto informações financeiras e orçamentárias de sua gestão.

Ministro anuncia construção de mais de 700 agências do INSS

A Previdência Social vai investir cerca de R$ 800 milhões na construção, reforma e substituição de prédios alugados nos próximos dois anos. O ministro José Pimentel anunciou nesta segunda-feira (9) a abertura de licitação para realização das obras. “Cada R$ 1 arrecadado terá R$ 1 investido”, afirmou em entrevista coletiva.

Ao todo, pelo menos 720 novas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes. O dinheiro virá do orçamento do ministério e da venda de outros imóveis do patrimônio da Previdência Social.


Agência Brasil

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Time b do Goías estraga a festa

Na noite de ontem 07, ocorreu a inalguração do novo estadio de futebol de Araguaína o popular mirandão, a torcida compareceu ao chamamento do time e compareceu em bom numero no estadio, mas o que deveria ser uma festa, acabou com uma triste derrota do time da casa, que pelo futebol que jogou merecia a vitória, mas como dizem por ai o futebol é uma caixinha de surpresas o time b do Goías, surpreendeu e conseguiu arrancar a vitoria, que segundo alguns teve uma ajudinha do arbitro.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Araguaina Sul ganhará um pronto atendimento

O Secretário de saude de nosso municipio anunciou que o funcionamento de um novo pronto atendimento que funcionará, nas dependencias do posto de saude do araguaina sul, segundo o secretário o pronto atendimento funcionará durante o dia até as 7 horas da noite, e contará com um clinico geral e um pediatra.

Araguaina cria o comitê de combate a Dengue

A secretária municipal de saúde em um evento que aconteceu na ultima quata feira 04 cirou o comitê de combate a dengue o comitê congrega diversas entidades do setor público e da sociedade civil organizada, o objetivo é buscar alternativas em conjunto para reduzir os numeros da doença em nosso municipio, durante a reunião foi proposto um multirão de limpeza na cidade que terá inicio no bairro jose ferreira, outras ideias foram propostas, e serão realizadas em breve o grupo deverá se reunir mensalmente para avaliar o andamento das ações.

Petistas querem votar PEC contra trabalho escravo para homenagear Adão Pretto

Deputados do PT sugerem que a Câmara faça uma homenagem ao colega Adão Pretto (PT-RS), falecido ontem (5), em Porto Alegre, concluindo a votação da proposta de emenda constitucional contra o trabalho escravo.

“Essa PEC é a síntese da luta do deputado Adão Pretto, que teve uma vida dedicada à defesa dos direitos humanos e da reforma agrária”, afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Na avaliação da petista a proposta enfrenta as distorções da situação agrária no País e garante o respeito aos direitos humanos. “Esta será uma homenagem justa e necessária”, finalizou.

O deputado Paulo Rocha (PT-PA), autor da PEC 232/95 que visa a expropriação das terras que abrigam trabalho escravo, relembrou que ele, Adão Pretto e o deputado Carlos Santana (PT-RJ), são pioneiros na Câmara na luta pela aprovação da proposta.

“O fim do trabalho escravo sempre foi uma prioridade da nossa bancada. Por isso, concluir a votação dessa PEC ainda no primeiro semestre deste ano será uma grande homenagem, não só do PT, mas de todos os parlamentares ao nosso companheiro Adão Pretto”, afirmou Paulo Rocha.
Núcleo Agrário
A expropriação da terra na qual existe trabalho escravo sempre foi uma bandeira do Núcleo Agrário da bancada do PT, que o deputado Adão Pretto coordenou por diversas vezes, desde que ele foi criado em 1991. Dentre as principais conquistas do colegiado está a aprovação da Lei 11.326/2006 que cria a Política Nacional da Agricultura Familiar. O núcleo teve também participação decisiva na aprovação das leis: 10.831/ 2003 que dispõem sobre a agricultura orgânica; e 11.775/ 2008 que institui medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário.

Entre as últimas conquistas do Núcleo Agrário também estão a renegociação de dívida agrícola de agricultores familiares e assentados de reforma agrária; previdência rural para trabalhadores do campo; seguro agrícola para pequeno produtor; e o salário maternidade para as trabalhadoras rurais.

Ator vai para um spa para viver Lula 10 kg mais magro no cinema

blog patricia kogut


Este é o primeiro registro do início das filmagens de "Lula, o filho do Brasil", sobre a vida de Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, São Paulo. No longa de Fábio Barreto, o protagonista será Rui Ricardo Diaz, ator ainda desconhecido do grande público. Juliana Baroni viverá dona Marisa. Na foto, eles estão com Matheus Braga, que será Marco, filho do primeiro casamento de dona Marisa. Dentro de alguns dias, Rui vai para um spa perder cerca de 10kg. Tudo para aparecer bem magro como Lula na fase em que ele ainda morava em Pernambuco. A produção está sendo rodada fora da ordem cronológica, como é comum no cinema.

Juliana Baroni diz que ficou emocionada durante as filmangens com a história de amor entre Lula e dona Marisa.

- É uma história de companheirismo, de luta, ela sempre esteve muito presente na vida dele. Ela é uma grande mulher - diz Juliana que aparecerá sem grandes produções. - Estou na fase da dona Marisa dona-de-casa, criando os filhos. Por isso, não uso quase maquiagem alguma. Também não faço nada no cabelo, estou desprovida de glamour.

Outra parte do elenco e da equipe do filme está em Caetés, ex-distrito de Garanhuns, no estado de Pernambuco, terra natal do presidente. Glória Pires interpretará a mãe de Lula. Cleo Pires também está no elenco como a primeira mulher do presidente, antes de seu casamento com dona Marisa.

- A gente vai falar de um Lula apartidário, quase apolítico - afirma Barreto.

A vida do presidente será mostrada em cinco fases. A estreia do filme, orçado em US$ 15 milhões, está prevista para 2010. As filmagens devem acabar no dia 21 de março.

Lula se emociona ao lembrar de amizade com Adão Pretto

Presidente e ministro foram a enterro de deputado petista.
Adão Pretto morreu na última quinta (5), de parada cardíaca.

Do G1, com informações da Agência Estado



Foto: Neco Varela/AE O presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (6), no enterro do deputado Adão Pretto (Foto: Neco Varela/AE)O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sete ministros acompanharam nesta sexta-feira (6) o enterro e as últimas homenagens ao deputado federal Adão Pretto (PT-RS), no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre (RS).



Pretto morreu nesta quinta-feira (5), vítima de parada cardíaca, após ter sido submetido a uma cirurgia para retirada do pâncreas. Em cerimônia religiosa na capela do cemitério, Lula se emocionou ao lembrar dos quase 30 anos de amizade com o deputado e disse que "certamente durante este período ambos conviveram mais com seus amigos do que com a própria família."

O presidente fez um alerta às lideranças sociais e políticas para que não negligenciem a saúde em nome da luta. "Se a gente valoriza a luta, é importante que a gente viva mais para conquistar mais coisas."



Lula também lembrou da morte da sua mãe, no período em que estava preso, e fez uma alusão ao difícil momento em que um filho percebe a perda. "Chega o dia em que bate a consciência: nunca mais", disse.





"Um homem não vale pela quantidade de discursos que fez, pela quantidade de anos que viveu; nós seres humanos valemos pela qualidade de vida, pelos compromissos e lutas que tivemos em vida."

Acompanham o presidente os ministros da Justiça, Tarso Genro; Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do Planejamento, Paulo Bernardo; da Casa Civil, Dilma Rousseff; das Cidades, Márcio Fortes; das Relações Institucionais, José Múcio; e da Pesca, Altemir Gregolin.

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Partido dos Trabalhadores (PT) foram ao enterro.


Foto: Neco Varela/AE Funeral do deputado Adão Pretto (PT-RS) no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre (RS) (Foto: Neco Varela/AE)
Congresso

As sessões da Câmara e do Senado na quinta-feira (5) foram suspensas em homenagem ao deputado.


Na Câmara, foram cerca de 20 minutos de pronunciamentos em favor de Pretto. No Senado, os discursos duraram cerca de 40 minutos e a sessão foi encerrada com um minuto de silêncio.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Lula mais uma vez no Tocantins

Presidente voltou a criticar os que davam palpite sobre o Brasil.
Para Lula, sistema financeiro deslocado da realidade 'não vale nada'.

Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a culpar, nesta quinta-feira (5), bancos e instituições internacionais que, segundo ele, “davam palpite” sobre a economia brasileira como se fossem “especialistas do planeta”, pela crise financeira internacional.

Para o presidente, “todos [os que deram palpite] tomaram na cabeça porque estavam ganhando dinheiro fora da economia real, porque estavam especulando, porque elevaram o preço do petróleo a US$ 150 sem nenhuma explicação e derrubaram para US$ 40 também sem nenhuma explicação.”

De acordo com Lula, se o sistema financeiro americano “estivesse fazendo o que faz o sistema financeiro brasileiro, sobretudo os bancos públicos, investindo na produção”, não teria havido a bolha de especulação que deu origem à crise.

“Se o sistema financeiro mundial tiver descolado naquilo que é a razão de ser de uma nação e de um povo: do trabalho, da construção, da produtividade, esse sistema financeiro não existe e não vale nada”, criticou Lula, durante a inauguração da usina hidrelétrica de São Salvador, no Tocantins.

Durante o discurso, o presidente criticou o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial que, segundo ele, “tinham solução para nós [brasileiros] e não têm para eles”. Lula também criticou empresas de avaliação de risco que “medem o risco do Brasil e não medem dos Estados Unidos e da Alemanha”.



'Pepinaço'

Ao exortar os brasileiros a continuarem a comprar e reafirmar que o Brasil é o país “mais preparado” para enfrentar a crise financeira, Lula disse que reza todo dia pelo presidente dos EUA, Barack Obama que, segundo ele, está com “um pepinaço” na mão.

Lula também repetiu que “não há nenhuma razão para se ter medo da crise” e comparou o atual momento da economia a uma “doença”. “As pessoas às vezes são levadas ao pânico por terrorismo, que são sentidos toda hora nas nossas conversas. É como doença, sempre se agrava um pouco mais”.

Para o presidente, é preciso agir como um médico. “O que nós temos é que ser como um médico, que diante de uma cirurgia que tenha que fazer, por mais delicada que seja, sabe que não pode tremer, errar e saber que tem de salvar a pessoa”, disse.

PT de Luto: Morre em Porto Alegre o deputado federal Adão Pretto

A direção nacional, dirigentes estaduais e militantes do Partido dos Trabalhadores lamentam profundamente a morte do deputado federal Adão Pretto (PT-RS) ocorrida nesta quinta-feira (5), às 7h50, em Porto Alegre.

O deputado estava internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, onde se submeteu a uma cirurgia para retirada do pâncreas.

O PT manifesta seus pêsames a todos os familiares, amigos e companheiros de luta política de Adão Pretto, que dedicou toda a sua vida à luta social pelo direito à terra.

O velório será realizado a partir das 9h30, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O sepultamento ainda não foi marcado.

Adão Preto: deputado, agricultor e poeta popular
Adão Pretto nasceu no dia 18 de dezembro de 1945, na cidade de Coronel Bicaco (RS). Criado em Miraguaí (RS), iniciou a militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e na Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Celeiro (RS). Ele ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Sul.

Agricultor, Adão Pretto concluiu apenas o curso primário. Mas a atuação política e popular lhe serviu de inspiração para publicar três livros. O primeiro foi “Lei da previdência para o agricultor: entenda a lei e exija os direitos conquistados”, lançado em 1981. Em 1987, pela editora Vozes, lançou “Queremos reforma agrária”. O petista publicou ainda o livro “Poesias e cantos do povo”. Trovador, Adão Pretto sempre esteve presente com sua gaita nos encontros, lutas e mobilizações dos trabalhadores do campo.

Adão Pretto foi filiado ao PDT de 1980 a 1985, ano em que ingressou no Partido dos Trabalhadores. Pelo PT, foi deputado estadual entre 1987 a 1991. Na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidiu a CPI da Violência no Campo. Naquele mesmo ano, recebeu o Prêmio Springer, como deputado estadual de destaque.

O petista exercia o quinto mandato consecutivo como deputado federal, eleito pela primeira vez para o cargo em 1991. Ao londo dos últimos 18 anos, ele apresentou diversos projetos de lei voltados ao desenvolvimento da agricultura nacional e à defesa dos pequenos agricultores. Entre eles, o projeto que prevê o Seguro Agrícola nacional; o que impõe tarifa a produtos agrícolas importados com subsídio na origem; o de isenção de IPI para veículos utilizados para o transporte da produção rural; e o que cria fundo para rádios comunitárias.

O parlamentar apresentou ainda projetos que garantem vagas no ensino superior para filhos de agricultores. Também é de autoria do petista o projeto que destina verbas para o Fundo Nacional de Habitação por Interesse Social. O deputado apresentou uma proposta de emenda à Constituição que determina a desapropriação para a reformas agrária de áreas usadas para a plantação de produtos transgênicos. Ele foi relator da proposta que cria uma nova política pesqueira nacional.

Como deputado federal, Adão Pretto participou em 2000 de uma missão oficial a vários países da Europa para debater o comércio internacional e política agrícola e agrária. Naquele mesmo ano, esteve em Portugal, onde conheceu o sistema de reforma agrária do país, a convite da Confederação Nacional da Agricultura. Em 2001, participou da Assembléia Latino-Americana de Mulheres Rurais e do III Congresso Latino-Americano de Organizações do Campo, na Cidade do México. Esteve em Cuba no mesmo ano para o Encontro Hemisférico de Luta contra a ALCA. Em 2006, participou da Jornada Internacional sobre Legislação para o Controle do Tabaco, realizada na Argentina. Em 2007, integrou o Parlamento Latino Americano.

Na última legislatura, Adão Pretto atuou como membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e suplente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Ele foi ainda membro da Frente Parlamentar da Terra.

O último discurso no plenário da Câmara ocorreu no dia 16 de dezembro de 2008. Na ocasião, Adão Pretto destacou “a luta histórica” do MST e as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a realização da reforma agrária.

Na tribuna da Câmara, o deputado elogiou a desapropriação, pelo Governo Federal, da fazenda Southall, em São Gabriel (RS). “Este será um assentamento com forte marca ideológica. As mais de 200 famílias assentadas construirão sua vida, a partir de agora, com um lugar para morar, para plantar alimentos saudáveis. Darão qualidade de vida para suas crianças e, principalmente, servirão de exemplo para a região em desenvolvimento sustentável”, disse. O ato de emissão de posse para os assentados da fazenda Southall ocorreu no dia 18 de dezembro, data em que Adão Pretto completou 63 anos.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

e os buracos

Foi só começar a chover que eles voltaram a aparecer, em alguns lugares como no setor raizal tem crateras que está ameaçando algumas casas, esperamos que o poder publico possa dar resposta a essa demanda da comunidade, e não deixar que as casas sejam destruidas pela cratera.

Aprovação pessoal de Lula bate recorde e chega a 84%, diz CNT/Sensus

Governo também tem avaliação positiva recorde de 72,5%.
Para CNT, discurso do presidente é muito forte e traz muita esperança.

Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (3) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu uma nova aprovação recorde da população. Segundo o levantamento, 84% aprovam o desempenho pessoal do presidente. É a melhor avaliação já atingida por um ocupante da presidência desde o início da pesquisa, em 2001. Na última pesquisa, em dezembro passado, a avaliação pessoal de Lula era de 80,3%.

Quando Lula assumiu o governo, em janeiro de 2003, sua aprovação pessoal era de 83,6%. Ou seja, o presidente tem mais apoio agora do que quando assumiu o comando do país.

A avaliação do governo Lula também teve avaliação recorde, segundo a pesquisa. O levantamento revela que, para 72,5% dos entrevistados, a gestão do presidente é positiva, o que aponta para um aumento de 1,4 ponto percentual em relação ao levantamento de dezembro passado.

Esse percentual representa um aumento de 15,9 pontos percentuais em relação à aprovação do governo em janeiro de 2003, quando o petista assumia o governo do país.

“Há uma forte esperança no futuro, centrada no discurso e nas medidas que o governo tomou. O presidente consegue passar seu discurso positivo para a população. O discurso do presidente é muito forte e traz muita esperança”, avaliou o presidente da CNT, Clésio Andrade.

O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que o país vive uma onda de “Lulismo”, como já passou por outros períodos de populismo.



A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 24 estados e 136 municípios entre 26 e 30 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Disputas aciradas

Neste domingo 01/02/2009, aconteceram as eleições para presidente de bairro em Araguaina, tenho acompanhado o processo eleitoral a um bom tempo e nunca tinha visto tamanha empolgação, na disputa pela liderança nos bairros, a derrota mais significativa foi no bairro são joao que o atual presidente já estava no cargo a cerca de dezesseis anos, e acabou sendo derrotado entretanto não foi só no bairro são joao que ocorreram mudanças em varios bairros lideranças já consagradas perderam espaço para novas que estão surgindo.