domingo, 5 de julho de 2009

Mundo: OEA decide suspender Honduras após golpe de Estado Pela segunda vez na

história, a Organização dos Estados Americanos decidiu afastar um país do órgão. Após reunião em Washington, a maior entidade diplomática das Américas anunciou a suspensão de Honduras, devido ao golpe de Estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya.

A decisão foi unânime. Os representantes dos 33 países-membros da OEA votaram a favor da suspensão de Honduras -- antes 34º integrante do órgão.

Antes da votação, o Secretário Geral da OEA, José Miguel Insulza, já havia adiantado que Honduras deveria ser suspensa do órgão.

Insulza afirmou que o novo governo e a Corte Suprema de Honduras não têm nenhuma disposição para modificar a conduta em prol da restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya, e restaurar a democracia e o estado de direito. E que portanto não há alternativa para o caso, que não a suspensão de Honduras.

Zelaya foi deposto há uma semana, após tentar realizar um referendo para permitir a reeleição presidencial.

O país da América Central é o terceiro mais pobre do continente -- atrás apenas de Haiti e Nicarágua. E a suspensão da OEA tem como principal efeito a complicação para o acesso a créditos cedidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Esta é apenas a segunda vez que a OEA decide afastar um de seus integrantes. Em 1962, Cuba, de Fidel Castro, foi excluída do órgão. E permanece fora até hoje.
da band

Nenhum comentário: