quarta-feira, 10 de junho de 2009

DEMORA NO ATENDIMENTO NO PRONTO ATENDIMENTO E HOSPITAL REGIONAL

Hoje li em um site, a declaração da secretária estadual de saúde que afirmava que a saude no estado do tocantins é modelo, entretanto não concordei muito com essa afirmativa, principalmente quando tive que ultilizar os serviços de saúde, parece até brincadeira mas no mesmo dia fui levar a minha esposa, no pronto atendimento no dona dorcelina, meu avô no Hospital regional e minha filha, no pronto socorro infantil, primeiro quando fui levar a minha esposa esperei mais de uma hora para ser atendido, ela estava com infecção intestinal e estava desidratada, então procurei o atendente e pedi para ele cancelar o meu atendimento pois não tinha condição de esperar mais pois ela se quer havia passado pela triagem, então o rapaz ao ives de cancelar o atendimento, pegou a ficha dela e passou na frente dos outros pacientes, não concordei muito com a atitude dele mas como ela estava bastante debilitada não o retruquei por isso, as duas horas do mesmo dia estava indo deixar o meu avô na rodoviaria pois iria viajar para sua cidade natal, quando ele sentiu uma forte dor no peito ele já havia feito uma cirurgia cardiaca e uns dias atras levou uma queda de uma rede e sentiu reflexo no local da cirurgia, levei então para o regional que é referencia para pacientes com problemas cardiacos em caso de emergencia, fomos para a sala de acolhimento e as enfermeiras mediram a sua pressão que estava 20 por 10, para quem não entende estava altissima, elas queriam manda-lo para o pronto atendimento para se for o caso o medico clinico encaminhasse para o cardiologista, então lhe falei da demora que tinha passado pela manhã e que como a pressão dele estava muito alta não era caso de encaminha-lo para o Dona Dorcelina, então elas conseguiram que o medico plantonista o atendesse lá mesmo, mas a questão não se resume só nisto depois que ele foi atendido pelo plantonista ele fez um pedido de um eletrocardiograma, que para ser feito não demorou mais do que dez minutos, entretanto o medico que iria dar o laudo estava demorando muito fui perguntar a cordenadora do posto que horas o medico iria passar para dar o laudo a enfermeira falou que geralmente ele vinha por volta de 18:30, só que eu tinha dado entrada com ele as 15:00 horas ou seja tive que esperar 3 horas e 30 minutos simplismente para receber um laudo de um exame, talvez a direção possa dizer que foi apenas um caso esporadico mas pelo que eu tenho acompanhado não é exeção e sim uma regra a demora no atendimento. por essas e outras que não concordo com a afirmativa da secretária de saúde do estado. é preciso melhora o atendimento dos usuarios do sus pois todos pagamos impostos é merecemos um atendimento humanizado e de qualidade, tenho absoluta certeza que é possivel melhorar o atendimento nos hospitais publicos é uma questão de vontade politica somente. qual quer duvida o cidadão comum deve procura saber dos seus direitos como usuario do sus através da carta de direitos dos usuarios da saúde que pode ser impressa gratuitamente pela internet.

Nenhum comentário: