segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Berzoini defende Tião Viana e Temer, pelo equilíbrio no Parlamento

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, avaliou nesta quinta-feira (22) o quadro da disputa das mesas da Câmara e do Senado. Para Berzoini, a definição do voto dos parlamentares ocorrerá na próxima semana, mas os entendimentos partidários estão em franca disputa. Leia abaixo entrevista ao Portal do PT.

Como fica a disputa no Senado com a candidatura do senador José Sarney?
Sarney é um aliado do governo desde 2003. O PT ajudou a elegê-lo naquela eleição. Mas sua candidatura, apresentada na reta final do processo, depois de inúmeras negativas, inclusive em interlocução com o senador Tião Viana, não contribui para o processo. O Tião Viana colocou seu nome com antecedência e com uma proposta política, respaldada pela maneira como conduziu uma interinidade difícil, em momento de grande crise no Senado. Tião representa uma renovação, com apoio de seis partidos e de vários senadores individualmente. Sua candidatura tem como base principal a condução institucional da casa, com transparência e respeito à pluralidade. Além disso, sua eleição permitirá que as casas do Congresso Nacional sejam presididas pelos dois maiores partidos da coalizão. Por isso, a candidatura Tião está mantida e a decisão será no voto, a partir da avaliação de bancadas e também de cada parlamentar.

Isso não prejudica a coalizão de governo? Não pode repercutir na eleição da Câmara?
Esse assunto se resolve no dia da eleição. Cabe a todos que defendemos o governo dissociarmos o assunto da eleição da mesa com os interesses maiores do país e as respectivas votações.

Quanto à Câmara, apesar do espaço gerado para intrigas e tentativas de desestabilização, entendo que o PT está unido em torno do cumprimento do acordo firmado em 2007 e que os demais apoiadores de Michel Temer também estarão firmes. Vamos trabalhar para que a falta de acordo do PMDB com o PT no Senado não desestabilize o quadro para a eleição do Temer. Acordo se cumpre e palavra dada deve ser palavra honrada.

Nenhum comentário: