domingo, 18 de janeiro de 2009

Hamas anuncia cessar-fogo de uma semana em Gaza e pede saída de tropas

Movimento quer retirada dos israelenses e abertura das fronteiras.
Trégua unilateral anunciada por Israel foi rompida, e ataques seguem.

Do G1, com agências internacionais

O porta-voz do Hamas na Faixa de Gaza, Ayman Taha, anunciou neste domingo (18) que o movimento e outras facções islâmicas decretaram um cessar-fogo unilateral de uma semana no território palestino sob ataque de forças de Israel.



Em troca, o Hamas exige a retirada de Israel do território sob ataque a 22 dias.



A informação foi confirmada por porta-vozes do Hamas e da Jihad Islámica em Damasco, na Síria.



"Os grupos palestinos se reuniram em Damasco e anunciarão proximamente um cessar-fogo das facções palestinas durante uma semana com o fim de abrir as passagens de fronteira e de deixar entrar a ajuda humanitária", disse Daud Chihab, porta-voz da Jihad. "Durante esse período, a resistência está disposta a responder a todos os esforços egípcios, turcos, sírios e árabes que permitam um acordo para a retirada completa das forças israelenses e a abertura total dos pontos de passagem."



Israel ainda não respondeu à proposta palestina.



Mais cedo, o premiê israelense, Ehud Olmert, havia dito que Israel não vai estabelecer um prazo para a retirada das tropas até que os militantes do Hamas parem os ataques com foguetes a cidades israelenses perto da fronteira.

"Se houver o risco de que o Hamas deliberadamente torpedeie o cessar-fogo, e nós tivermos que reiniciar as ações ofensivas contra o Hamas, então temos de ser reticentes sobre tirar nossas tropas", disse o porta-voz do premiê, Mark Regev. "Se o cessar-fogo durar, então poderemos pensar em sair."



Durante a reunião semanal de governo neste domingo, Olmert também disse que a calma é "frágil" e deve ser reavaliada constantemente.

Nenhum comentário: