sábado, 21 de fevereiro de 2009

Petista não corre mais risco de morte

O estado de saúde de Dona Raimunda Gomes da Silva, 69 anos, líder das quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio, apresentou melhoras. De acordo com o amigo que a acompanha, o cineasta Marcelo Silva, por hora ela não corre risco de morte. Segundo Silva, o boletim médico que saiu as 16h30 informou que ela está respirando sem ajuda de aparelhos e apresentou um quadro de diabetes e de hipertensão, mas que os médicos estão controlando. “Seu estado ainda é preocupante, mas segundo os médicos, agora ela está fora de perigo”, afirmou Silva.

Dona Raimunda está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Mônica, em Imperatriz (MA). Ela estava no Hospital Municipal de Imperatriz, e foi transferida para o Santa Mônica com a ajuda de Marcelo Silva e do radialista Arimatéia Júnior, da Rádio Nativa, de Imperatriz.

Dona Raimunda ganhou notoriedade nacional e internacional por sua luta em defesa das quebradeiras de coco babaçu da região do Bico do Papagaio, no norte do Tocantins. A líder comunitária foi homenageada em 2007 com o documentário "Raimunda, a Quebradeira", uma co-produção da Redesat/TV Palmas/TV Cultura, do diretor Marcelo Silva e Public Propaganda e Marketing. Também em 2007, Dona Raimunda também foi escolhida presidente de honra do Conselho Nacional dos Seringueiros, entidade criada por Chico Mendes para defender os extrativistas da amazônia.
Do portal CT

Nenhum comentário: