domingo, 15 de fevereiro de 2009

Provas do concurso do quadro geral serão nesse domingo; mais de 100 mil pessoas participam 14/02/09 10h22

As provas do concurso do Quadro Geral do Estado serão realizadas nesse domingo, 15, em 10 municípios tocantinenses. Ao todo, 104.512 pessas se inscreveram para disputar as 6.352 vagas disponíveis. As provas serão aplicadas nas cidades de Araguaína, Augustinópolis, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

No portal eletrônico do concurso os candidatos podem conferir os locais das provas, com seus respectivos endereços. O certame é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Administração (Secad), com realização das provas pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Um dos principais cuidados que o candidato deverá ter é o de comparecer ao local designado para realização das provas com antecendência mínima de uma hora do horário determinado para o início do certame. Candidatos a cargos de nível superior e fundamental farão as provas das 8 às 12 horas; e os de nível médio, das 14 às 18 horas.

Vale lembrar que os candidatos deverão estar munidos de caneta esferográfica de tinta azul fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identificação original. O candidato pode imprimir as informações sobre o local de prova também no endereço elerônico citado acima no campo “Local de prova detalhado”, digitando o número do seu CPF.

Os concorrentes deverão manter em seu poder o comprovante de inscrição e apresentá-lo nos locais de realização das provas, juntamente com o documento pessoal de identificação, sob pena de terem o respectivo acesso negado. Tal comprovante está disponível para impressão na opção "Comprovante de Inscrição" no menu lateral dos sítios http://secad.unitins.br ou www.unitins.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

Os documentos de identificação que serão aceitos pelos fiscais do concurso são carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que, por Lei, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo art. 159, da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997).

Não serão aceitos como documentos de identificação certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados. A presidente da Comissão ainda ressalta que não será aceita cópia de documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo do referido documento.

O candidato ainda deve estar atento aos materiais que não serão permitidos durante a realização da prova como máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, celulares ou qualquer aparelho eletrônico, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.

Concorrência
Coforme a lista de concorrência publicada pela Secretaria Estadual de Administração (Secad), dos 79 cargos de nível superior, entre os mais concorridos estão os de analista técnico-administrativo em duas cidades, Araguaína (98,5 por vaga) e Taguatinga (61,67), além de pedagogo em Palmas (54,48) e analista em Turismo também em Palmas (43,78).

Para nível médio, a disputa será maior entre candidatos aos cargos de fiscal das relações de consumo em Palmas (123), Paraíso (61,33) e Dianópolis (58,33), e também fiscal metrológico em Palmas (93,29).

Já em nível fundamental, entre os mais concorridos estão motorista – categoria AD, na Capital (91,5), e auxiliar administrativo em Porto Nacional (109,83) e Araguaína (98,85).

No entanto, há cargos com apenas um candidato, como extensionista rural – engenheiro ambiental e museólogo, ambos na Capital, inspetor de recursos naturais - engenharia ambiental, em Araguaína, e extensionista rural área econômica - engenheiro agrícola, em Gurupi. A maior concorrência para portadores de deficiência está em Sítio Novo, onde há seis candidatos para o cargo de assistente administrativo.

Conteúdo
Para os cargos de nível superior o conteúdo da prova é Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Para o nível médio, Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais, sendo acrescido o conteúdo Conhecimentos Específicos, para os cargos de nível médio em que há essa exigência. E para o nível fundamental o conteúdo é Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais. (Com informações da Secom)
do portal CT

Nenhum comentário: