sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Banco Mundial e Governo da Noruega lançam concurso de redação
O Banco Mundial, a Aliança de Cidades e o Governo da Noruega lançam um concurso internacional de redação, destinado aos jovens de todo o mundo, com o tema “A cidade que sonhamos - a voz dos jovens”, que deverá aborda a questão urbana no mundo.

O concurso, cuja participação é individual, é aberto a jovens de 18 a 25 anos. Os participantes devem apresentar um texto de até 10 páginas (quatro mil palavras) junto com o resumo executivo de no máximo uma página (400 palavras), em Português, Inglês, Espanhol, Francês ou Árabe.

De acordo com o regulamento, o texto deve responder a três perguntas:

- Pense na cidade onde você mora. Quais são as maiores oportunidades e desafios para as pessoas que moram aí?

- O que precisaria ser feito para transformar a sua cidade no lugar de seus sonhos?

- Qual seria o seu papel, trabalhando junto com seus colegas, para construir a cidade de seus sonhos? (Tente ressaltar um ou dois aspectos que você tenha mencionado ao responder a pergunta 2)

É permitido enfocar iniciativas concretas das quais o participante tenha feito parte. Nesse caso, ao responder as três perguntas acima mencionadas, ele poderá especificar com quem o trabalho foi desenvolvido, os resultados alcançados, o caráter inovador da experiência e como você mediu o resultado do esforço. Além disso, olhando para o futuro: como poderia expandir ou melhorar o impacto de seu trabalho? Como outros jovens podem replicar esta experiência?

Se o participante não tiver uma experiência concreta, ele pode escrever como trabalharia com seus colegas para construir a cidade de seus sonhos.

Os critérios para seleção dos trabalhos são: qualidade das propostas, estrutura do texto, coerência dos argumentos, originalidade, criatividade, estilo, uso dos recursos e as evidências apresentadas que sustentam os argumentos.

A data limite para apresentarção do texto é 23 de março de 2008 .

Os participantes devem acessar a página www.essaycompetition.org para inscrever o seu texto on-line.

O anúncio dos finalistas será feito em 30 de abril de 2008. Todos os finalistas (até nove no total) terão passagem e hospedagem pagas para apresentar o seu texto na Conferência Anual sobre Economia para o Desenvolvimento (ABCDE) a ser realizada pelo Banco Mundial na Cidade do Cabo, África do Sul, de 8 a 10 de junho de 2008. Durante a Conferência será escolhido o ganhador.

Os prêmios: US$ 5.000, (cinco mil dólares) para o primeiro colocado e US$ 1.000 (um mil dólares) para outros que se destacarem.

Mais informações sobre o concurso, os parceiros envolvidos e a composição do júri: http://www.essaycompetition.org

Para mais informações no Brasil: rbertolassi@citiesalliance.org

Nenhum comentário: