sábado, 12 de janeiro de 2008

Geral

Lula e Fidel poderão se encontrar em Cuba na próxima semana


O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder cubano Fidel Castro poderá ocorrer na próxima semana, em Havana. A realização do encontro depende do aval dos médicos de Fidel, segundo informou nesta quinta-feira (10) o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.
“O presidente tem a intenção de se encontrar com Fidel Castro. Devido à situação de saúde de Fidel Castro, sempre dependemos um pouco da opinião dos médicos em relação ao melhor momento. É muito provável que aconteça esse encontro. Todos querem que aconteça”, disse Baumbach, salientando que Fidel é amigo pessoal de Lula. “O presidente está muito contente de poder encontrar Fidel Castro. Em razão da questão da saúde é que neste momento é necessário ouvir a opinião dos médicos sobre a possibilidade, ou não, do encontro”, completou o porta-voz.
Fidel está afastado da presidência desde o ano passado por causa de problemas de saúde. Foi substituído pelo irmão mais novo, Raul Castro, com quem Lula se encontrará, conforme informou o porta-voz. Outra reunião será com o presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular, Ricardo Alarcón.
Em novembro do ano passado, o presidente brasileiro cancelou a visita que faria a Cuba, alegando que precisava de mais tempo para analisar pedidos apresentados por aquele país. Baumbach negou que a remarcação da viagem esteja vinculada à saúde de Fidel. Lula viajará segunda-feira (14) para Cuba, onde ficará até o dia seguinte (15). Será a segunda visita de Lula ao país como presidente - a primeira foi em 2003. Antes, Lula participará da posse do presidente guatemalteco Álvaro Colón. Segundo o porta-voz Marcelo Baumbach, a Guatemala já demonstrou interesse em conhecer os programas sociais brasileiros e tem potencial para produzir biocombustíveis.

Nenhum comentário: