quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Trabalhadores e camponeses ocupam Cidade do México contra o Nafta
Organizações camponesas e sindicatos formaram uma aliança no México para combater a implantação integral do Nafta, "que ameaça a soberania alimentar e os direitos dos trabalhadores".

As organizações preparam grandes protestos para denunciar os impactos negativos que a implementação integral da Nafta traria para a população mexicana pois escancara ainda mais país para a entrada de alimentos importados dos EUA – fortemente subsidiados pelo governo norte-americano - o que levaria os agricultores mexicanos à falência.

O primeiro protesto começou nesta quinta-feira, 31 e, um dia antes, milhares de camponeses chegaram à Cidade do México. Muitos tratores ocupavam as ruas da capital.

A aliança entre os trabalhadores da cidade e do campo – que envolve as mais importantes organizações camponesas e sindicais do México – chamou a população a defender a propriedade social da terra e também os recursos energéticos da nação. Neste ponto, se referem especificamente à perfuração de campos de petróleo, à geração e distribuição de energia, incluindo gás.

As organizações também denunciam o Plano México, arquitetado por Washington, que permite a participação dos EUA em atividades supostamente "antidrogas" em território mexicano.Novos protestos estão programadas para o dia 7 de fevereiro, 18 de março e 1º de maio.

Nenhum comentário: