segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela fundam o Banco da Alba
Quatro países latino-americanos — Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela — acertaram no sábado (26) o documento fundacional do Banco da Alba. Trata-se de um contraponto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, além de mais um passo rumo à integração do continente.

Com um capital firmado de U$ 1 bilhão e um capital autorizado de U$ 2 bilhões, o Banco da Alba tem como objetivo o rompimento da dependência financeira regional. A direção do órgão financeiro será dividida em dois níveis — um conselho ministerial e uma instância de diretório executivo, com presidência rotativa.

"Estamos rompendo um mecanismo do capitalismo. Esse banco é um instrumento político para o desenvolvimento social e econômico", enfatizou o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

"O Banco da Alternativa Boliviariana para as Américas (Alba) será submetido a definições políticas — e não a definições econômicas e financeiras", explicou Rafael Isea , ministro venezuelano das Finanças. Segundo ele, essa característica é o que diferencia a nova instituição do sistema financeiro internacional.

A instituição — cuja ata fundacional será assinada na cúpula que o grupo realiza em Caracas — "não desenvolve sua política interna em termos de projetos que vai financiar, as decisão serão tomadas no conselho ministerial", acrescentou Isea. O acordo estabelece um mecanismo democrático de tomada de decisões, em que cada país representa um voto, independentemente do capital acionário de cada um.

As contribuições acionárias de cada país correspondem a uma análise individual dos países membros, com base em suas capacidades e possibilidades. Não serão utilizadas taxas de juros do mercado.

Os planos estabelecem que, em dois meses, a instituição deverá estar completamente formada, com plataforma de recursos humanos, plataforma tecnológica, financeira e legal e mecanismos internos de decisão. Os ministros das Finanças inauguraram a sede do banco em Caracas em um ato transmitido via satélite à cúpula que é realizada em um hotel da capital venezuelana.

Portal do Mundo do Trabalho

Nenhum comentário: