segunda-feira, 16 de março de 2009

Encontro de Lula com Obama reforça liderança do Brasil no mundo

Parlamentares da bancada do PT na Câmara avaliaram que o encontro dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e dos Estados Unidos, Barack Obama, neste fim de semana, em Washington, representou mais um passo rumo à consolidação da liderança do Brasil na América Latina. “Chama a atenção o fato de o presidente Lula ter sido o terceiro chefe de estado a conversar com Obama depois da sua eleição. Primeiro foi o Japão, em seguida a Inglaterra e agora o Brasil. Isso mostra a importância que o Brasil ganhou no mundo”, afirmou o líder da bancada petista na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Para o líder, o encontro terá desdobramentos positivos para o Brasil e para o mundo.

“O Brasil é um importante produtor de comodities e os Estados Unidos são os maiores consumidores do mundo, daí a importância de os dois países aumentarem parcerias econômicas e comerciais”, disse Vaccarezza. Lembrou o líder que o governo Lula rompeu com a política neoliberal e colocou o País na rota do desenvolvimento econômico com distribuição de renda e valorização do Estado como indutor do desenvolvimento e do fortalecimento da democracia. “O presidente Lula é o principal líder da América e é um dos mais importantes líderes do mundo. O própria Obama recohece que o Brasil tem experiências importantes para serem reconhecidas pelas demais nações do mundo”, afirmou Vaccarezza.

Na avaliação do deputado Vignatti (PT-SC), o encontro não deixa dúvidas sobre o reconhecimento do potencial do Brasil como porta de saída para a crise econômica mundial que afeta a economia norte-americana. “O presidente Lula fez bem ao visitar Obama. É um momento estratégico para prestar solidariedade aos EUA, devido à crise, mas também é um bom momento para ampliarmos as relações comerciais e diplomáticas. Os EUA podem tirar lições importantes do Brasil, inclusive com a política social, afinal os EUA também enfrentam índices de pobreza já alarmantes devido à crise”, lembrou.
Para o deputado José Genoino (PT-SP) o Brasil entra em uma nova fase na relação com os EUA. Desta vez, segundo o petista, o País não aparece mais como um dependente e, sim, como referência de modelo econômico. “É a abertura de uma nova fase da relação Brasil – Estados Unidos. Nós, que já vivemos uma geração de anti-americanismo, vamos agora construir uma agenda de diálogo, porém em outro padrão. Temos que buscar nosso espaço estratégico com uma visão afirmativa, sempre considerando o potencial da liderança do presidente Lula, que vem abrindo caminhos inéditos para o País no cenário econômico mundial”, disse.


Liderança PT/Câmara (www.informes.org.br)

Nenhum comentário: