sábado, 14 de março de 2009

Encontro de vereadores do PT

A ex-vereadora de Goiânia Marina Santana (PT) afirmou nesta sexta-feira, 13, na Câmara Municipal de Palmas, que o legislador municipal deve pensar em "mandato popular". Ela participou da abertura do 1ª Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras do PT, na capital do Tocantins. Durante sua palestra, ela ressaltou o caráter popular do mandato do vereador petista. Para ela o vereador do PT precisa cumprir com suas funções constitucionais e exercitar a democracia participativa.

Para Marina, o vereador do PT deve utilizar as audiências públicas para aprimorar propostas de projeto de lei, bem como, receber contribuição da comunidade. Ela contou ainda experiência de outros lugares, que objetivando a participação popular na câmara de vereadores, criaram Comissões de Iniciativa Popular para receber projetos de autoria da própria comunidade. Marina também registrou a importância do Ministério Público como instrumento fiscalizador e defensor do interesses da sociedade. A ex-vereadora falou da importância dos vereadores acompanharem também a execução das políticas do governo Lula nos municípios.

O membro do Diretório Municipal, Jânio Washington detalhou as ações do legislativo e falou da importância do vereador buscar a capacitação. “O vereador precisa conhecer a realidade local e brasileira; as questões relacionadas à administração municipal e ao parlamento; a legislação e os instrumentos de ação”, afirma Washington.

Após debate e discussão, os participantes aprovaram uma comissão de vereadores que em conjunto com a Secretaria Institucional do PT, apresentará ao Diretório Regional no prazo de 30 dias, uma agenda de trabalho para as 8 macros regionais. Segundo, Herlan Torres, Secretário Institucional, agenda tem como propósito aproximar ainda mais as comunidades dos vereadores do PT.

Ao todo compareceram ao encontro 150 pessoas, entre vereadores, membros do Diretório Estadual, coordenadores de macro e militantes da legenda. De acordo com Aureliano Arantes, responsável pelo credenciamento 80 vereadores participaram do evento.

Eleição do UVT
Um coletivo de vereadores do PT está junto com o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana, em reunião para apresentar amanhã, 14 de março, na reunião ao Diretório Regional uma decisão quanto as eleições da UVT (União dos Vereadores Tocantinenses).
Portal CT

Nenhum comentário: