quarta-feira, 22 de abril de 2009

Atos em São Paulo marcam questão dos direitos humanos

Nos próximos dias ocorrerão em São Paulo vários atos que têm como foco a questão dos direitos humanos.

Na sexta-feira (24) será feita a apresentação do Relatório do Tribunal Internacional de Justiça Restaurativa de El Salvador, realizado em San Salvador, com o apoio e participação de movimentos sociais e entidades militantes dos Direitos Humanos, sobre a situação de El Salvador após os anos de massacres, assassinatos e desaparecimentos de camponeses, operários, estudantes, intelectuais e participantes da luta contra a ditadura daquele país.

O Tribunal Internacional, que pretende revelar os crimes e a identidade dos autores de torturas e assassinatos de opositores das ditaduras, divulgará seu Relatório simultaneamente em San Salvador (El Salvador) e Valencia (Espanha).

Os juristas brasileiros Belisário dos Santos Júnior, ex-secretário de Justiça de São Paulo, e Paulos Abrão Pires Júnior , presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça brasileiro, fazem parte do Tribunal Internacional de Justiça Restaurativa.

O evento tem o apoio do CONDEPE (Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana) de São Paulo, do Fórum dos ex-Presos Políticos de São Paulo, do Grupo Tortura Nunca Mais/SP e Comissão de Justiça e Paz de São Paulo.

A apresentação do relatório será feita no Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66 5º andar - Luz - São Paulo)

Mortos e Desaparecidos
No sábado (25), acontece o lançamento do novo Dossiê dos Mortos e Desaparecidos, elaborado pela Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos do Brasil.

O ato terá o debate Mortos e Desaparecidos Políticos, a luta por verdade e justiça no Brasil com a participação do jurista Fábio Konder Comparato, do professor Márcio Seligman Silva e da historiadora Janaina Almeida Teles.

O lançamento também será realizado no Memorial da Resistência, às 10h30.

Câmara de São Paulo
No domingo (27) será realizada a instalação da sub-Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de São Paulo, com a reabertura do acervo de documentos da CPI que investigou a Vala Clandestina do Cemitério, com as ossadas de desaparecidos políticos.

O ato, que também tem o apoio do CONDEPE, do Fórum dos ex-Presos Políticos de São Paulo e do Grupo Tortura Nunca Mais/SP, será realizado nas dependências da.

Câmara de Vereadores de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista), às 19h.

Nenhum comentário: