quinta-feira, 30 de abril de 2009

Trabalhadores foram blindados por ações do Governo Lula, dizem petistas

Ao fazer um balanço sobre as conquistas e a situação dos trabalhadores brasileiros, nestes dias em que se comemora o Dia do Trabalho, parlamentares da bancada do PT na Câmara avaliaram que, chama a atenção neste momento o fato de que no Brasil, apesar da crise internacional, os trabalhadores foram menos penalizados do que os dos demais países do mundo. Essa blindagem, afirmam, é resultado das ações estruturantes do Governo Lula, com investimento histórico que permitiu o fortalecimento do mercado interno e as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Além dos diversos avanços na legislação trabalhista que tivemos nos últimos anos, os trabalhadores brasileiros estão em condições bem mais favoráveis que muitos outros países afetados com a crise internacional. Este fato, por si só, já é motivo de muita comemoração”, afirmou o deputado Vicentinho (PT-SP). Segundo o petista, fatores como o aumento real do salário mínimo e a abertura de negociações com os sindicatos trabalhistas, ambos estreados no governo Lula, colocam o trabalhador brasileiro em um patamar de conquistas decisivas para o setor.

Redução da Jornada
Relator da subcomissão que trata da redução da jornada de trabalho, Vicentinho cita a demanda como o grande desafio. “Reduzir a jornada de 44h para 40h semanais e regulamentar a terceirização de mão-de-obra no País, são os principais desafios a partir de agora. Isso permitirá ao Brasil a manutenção do crescimento econômico com geração de empregos e distribuição de renda”, afirmou. Vicentinho adiantou que deverá apresentar nos próximos dias relatório favorável à redução da jornada.

Para o deputado Eudes Xavier (PT-CE) a redução da jornada de trabalho é um componente indispensável para que o País continue gerando mais postos de trabalhos. “Precisamos articular uma grande mobilização para ajudar nessa luta, que é histórica. Isso implicará em geração de mais empregos e mais qualidade de vida para o trabalhador brasileiro”, avaliou. Ele também cita a comdição favorável do trabalhador brasileiro frente aos de outros países.

Piso Salarial
A aprovação da lei que estipula um piso salarial para os professores brasileiros, lembra o petista, é uma conquista sem precedentes para os trabalhadores brasileiros. “Pela primeira vez no Brasil o 1º de maio (Dia do Trabalho) será comemorado com um piso de R$ 950 para os professores. Mesmo que em alguns estados brasileiros essa conquista ainda não tenha sido assegurada plenamente, é um grande diferencial. Trata-se do reconhecimento e da valorização desta importante categoria”, afirmou Eudes.

Investimentos
O deputado Fernando Nascimento(PT-PE)também destacou o desempenho da economia brasileira frente a crise e disse que o trabalhador já reconhece todo o esforço do governo Lula para evitar conseqüências mais graves. “Estamos sentindo a crise, mas em escala bem menor que outros países. O Brasileiro já tem a visão de que a crise não foi construída no Brasil e reconhece que a situação continua sob controle devido aos investimentos do PAC, que já injetou mais de R$ 650 milhões em todo o País. Todas as cidades brasileiras já receberam ou estão recebendo investimentos do PAC, isso foi de extrema importância para o país vivenciar a crise”, avaliou.

Fernando Nascimento destacou ainda o papel dos programas sociais, como o Bolsa Família, que injeta mensalmente recursos de ponta-a-ponta do país.

Liderança PT/Câmara

Nenhum comentário: