domingo, 19 de abril de 2009

Governo estuda financiamento a estados, afirma Dilma

Financiamento teria objetivo de minimizar queda em fundo de participação.
Segundo ministra, estudos estão 'em fase conclusiva'.





A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira (17) que o governo federal estuda a adoção de linhas de financiamento compensatórias para os investimentos dos estados como meio de minimizar a queda no Fundo de Participação dos Estados (FPE).
A outra perspectiva, segundo ela, seria a antecipação de parcelas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). "Os montantes ainda não posso dizer. Mas os estudos estão em fase conclusiva", afirmou.
De acordo com Dilma, o governo já adotou medidas para compensar as perdas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nesse caso, a ideia foi garantir o mínimo que foi recebido no ano passado, o maior volume de recursos dos últimos anos. Embora sem detalhar, ela afirmou que os estados têm uma "situação diferente".
Em Belo Horizonte, a ministra assinou o primeiro contrato nos moldes do plano habitacional "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal, com a Asa Incorporadora, o braço da Agra para o segmento de baixa renda.

Em evento na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), ela fez uma análise sobre a situação da economia brasileira após o agravamento da crise financeira internacional.



Dilma estava acompanhada dos ministros Luis Dulci (Secretaria Geral da Presidência), Hélio Costa (Comunicações) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).



Lágrimas

Dilma se emocionou e chegou a derramar lágrimas ao falar de sua origem mineira. Durante entrevista coletiva, a ministra foi questionada se o retorno à terra natal seria como uma "viagem sentimental" e o que Minas Gerais representa para ela.



A ministra começou respondendo lembrando Guimarães Rosa e destacando a musicalidade da fala do mineiro, mas interrompeu: "É o som da infância esse sentimento", disse, com a voz embargada e os olhos marejados.

"Belo Horizonte é o lugar que eu nasci, me criei, passei minha juventude e fiquei adulta. E é muito forte para mim, porque eu acho que nós temos uma característica muito única. Esse som que eu disse, essa melodia que tem na fala, tem no jeito de ser, eu acho que tem na relação com as pessoas", afirmou.
da agencia estado

Nenhum comentário: