quinta-feira, 23 de abril de 2009

Concessão de crédito no país cresce 26,1% em março, diz diretor do BC

As novas concessões de crédito no Brasil registraram em março a primeira expansão desde dezembro, mostraram números do Banco Central nesta quinta-feira (23).

As concessões de crédito com recursos livres, que excluem empréstimos cujas taxas são fixadas por programas governamentais, cresceram 26,1 por cento no mês passado ante fevereiro, para 155,7 bilhões de reais.

Considerando a variação pela média diária, a alta foi de 7,7 por cento.

"O crédito está voltando à normalidade, mas ainda não voltou a sua plenitude", afirmou o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, a jornalistas.

Ele destacou que os dados até março ainda indicam que o crescimento do crédito segue muito concentrado em bancos públicos.

De setembro a março, o estoque total de crédito nos bancos públicos subiu 18,3 por cento, enquanto o dos bancos privados nacionais subiu 1,5 por cento e o dos bancos estrangeiros, 3,5 por cento.

A avaliação do BC é que esse movimento passe a ser mais disseminado entre os bancos a partir de meados de abril, após a entrada em vigor de medida que ampliou as garantias dadas aos depósitos bancários com recursos do Fundo Garantidor de Crédito.

Em março, o estoque total das operações de crédito no país cresceu 1 por cento frente a fevereiro e somou 1,241 trilhão de reais, o equivalente a 42,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante 41,8 por cento do PIB em fevereiro.


Reuters

Nenhum comentário: