terça-feira, 14 de abril de 2009

Lula Critica a burocracia do serviço publico

Presidente disse que servidores são 'altamente qualificados'.
'Máquina pública não é cara, cara é a ineficiência', afirmou.

Do G1, em São Paulo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (14) a burocracia no setor público e afirmou que os servidores têm baixa remuneração.
"Minha surpresa é de que a máquina pública brasileira é extraordinária. Se você for nas instituições, ministérios, têm técnicos da mais alta qualificação, mas ganham pouco. (...) Quanto ganha o presidente do Banco Central para administrar milhões? (...) Se vende a idéia de que a máquina pública é cara, o que é cara não é a máquina, é a ineficiência", disse Lula.
O presidente Lula participou da comemoração dos 110 anos da Kablin, fabricante de papéis, em Telêmaco Borba (PR).
Em seu discurso, Lula criticou a burocracia para liberação de licenças. "O Juscelino, se ele governasse o Brasil hoje e tivesse que construir Brasília, ainda não teria conseguido a licença ambiental para fazer a pista para o avião pousar. O Brasil desaprendeu a construir."

O presidente citou o caso específico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e disse que a instituição tem bons técnicos, mas tem dificuldades em emprestar.

"O problema não é que não tem técnico, é que nos últimos 15 anos, o BNDES desaprendeu a emprestar. (...) Mas a melhora tem sido excepcional e tenho cobrado o Luciano (Coutinho, presidente do BNDES) todo dia. Eu não quero que nenhum empresário desista de seus projetos por que não conseguiu empréstimo", afirmou.

Ele disse ainda que administrar o governo, é mais difícil que uma empresa por conta da burocracia. "Na empresa privada se precisa demitir mil, 4 mil funcionários como fez a Embraer, não tem que prestar contas. No governo, se você manda alguém do segundo escalão embora você pode ser chamado para uma CPI."

Nenhum comentário: