quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Araguaína: Quatro governistas estariam de olho na presidência da Câmara

19/11/2008 14:44:49

Apesar de o atual presidente, Elenil da Penha (PMDB), negar, as articulações para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Araguaína já estão encaminhadas. Nesta quarta-feira, 19, um candidato assumido para a vaga de presidente, Mané Mudança (DEM), informou que está em campanha, conversando com todos os vereadores no sentido de conseguir apoio.

O problema é que assim como ele, outros três governistas estariam de olho no cargo. Mané Mudança afirmou que os vereadores Jorge Frederico (PMDB), Gideon Soares (PMDB) e o próprio atual presidente, Elenil, já teriam manifestado interesse em disputar.

Elenil porém, negou que esteja articulando sua permanência no cargo. “Estamos avaliando o processo político. A eleição é só em janeiro”, declarou. Porém, nos bastidores, comenta-se que não só pretende continuar, como também ria que será indicado pelo governador Marcelo Miranda (PMDB).

Entre as vantagens em torno de seu nome, teria a boa votação obtida na eleição de outubro e o fato de estar no quarto mandato, conhecendo, portanto, os trâmites do parlamento. Uma desvantagem para Elenil, segundo uma fonte, seria a “falta de companheiros” na casa no próximo mandato. “Ele é um desagrado de todos os parlamentares”, disse a fonte.

Já Mané Mudança, vai para o segundo mandato e teria aberto mão da presidência na última eleição da casa para o então presidente. Dessa vez, ele não estaria disposto a isso. Mané, porém, afirmou ao blog que como os possíveis candidatos são todos governistas, acredita no consenso, podendo haver candidatura única.

Mané Mudança, que teria boa relação com o governador e com o secretário de Infra-estrutura, Brito Miranda (PMDB,) contou que já os procurou no sentido de pedir apoio à candidatura. Porém, afirmou que tanto o governador quanto o secretário vão ficar de fora da articulação. “O governador disse que não ia fazer ingerência com relação a esse processo democrático que é a escolha da presidência da Câmara”, disse o vereador.

Quanto aos outros possíveis candidatos, Jorge Frederico (PMDB) veio forte das ultimas eleições como o vereador mais votado da cidade, com 3.512 votos; e Gideon Soares (PMDB), vai para o segundo mandato e é o atual vice-presidente da casa. A redação não conseguiu contato com os dois vereadores.

Ainda conforme informações de bastidores, a tendência é que a presidência fique nas mãos de um dos peemedebistas, uma vez que o prefeito eleito é o democrata Valuar Barros. (Patrícia Saturno)

Nenhum comentário: