quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Reservas da Amazônia receberão R$ 7,9 milhões para planos de manejo

Estudo é importante para definir como elas irão funcionar.
Das 229 reservas e parques federais, apenas 26% têm esse planejamento.

Do Globo Amazônia, em São Paulo
Tamanho da letra



saiba mais
Oito são presos por extração ilegal de madeira em reserva no Pará
Site suíço vai patrocinar reflorestamento de terra indígena em Rondônia
Moradores da floresta de Jamanxim querem acordo para permanecer no local
Minc quer mais três mil servidores para combater crimes ambientais
Floresta em Rondônia é devastada por invasões e desmatamento ilegal
Mais de 300 mil ovos de tartaruga começam a se abrir em reserva do AM

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quarta-feira (12) o investimento de R$ 7,9 milhões para a criação de 49 planos de manejo para reservas federais, a maioria delas localizada na Amazônia.



Os estudos servirão para definir como as reservas deverão funcionar: como será a relação com os moradores, onde serão construídas estradas e quais são os produtos que podem ser retirados do local.

As áreas beneficiadas são, na maior parte, formadas por Reservas Extrativistas. Nelas, é permitida a moradia de populações tradicionais, que vivem da coleta de produtos da floresta, como a borracha, a castanha-do-Brasil e o açaí. Também é liberada a criação de animais de pequeno porte e a agricultura em pequena escala.

“Esses 49 planos contribuirão para uma melhor gestão dos recursos naturais e beneficiarão diretamente 46 mil famílias de extrativistas que fazem uso sustentável da floresta”, explica Rômulo Mello, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), órgão responsável pela gestão das reservas federais.

Rapidez


Dos 299 parques e reservas sob tutela do ICMbio, apenas 26% possuem plano de manejo. Segundo o instituto, de 1970 até hoje foram concluídos 77 planos, mas a meta é acelerar a criação desses estudos: mais 20 estão previstos para 2008, 55 em 2009 e 25 em 2010.



A Amazônia é a região mais afetada pela falta dos planos de manejo. Na área, estão localizadas 107 reservas extrativistas, sendo que apenas 21 possuem o estudo.

Nenhum comentário: