sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Centro Histórico de Porto Nacional é patrimônio do Brasil 28/11/08 10h16

Da Redação

A confirmação do tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional ocorreu nessa quinta-feira, 27, na 59ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, no Rio de Janeiro. Foram quatro horas de reunião e debate entre os conselheiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Por unanimidade, os conselheiros decidiram pelo tombamento, elevando o Centro Histórico de Porto Nacional à patrimônio do Brasil. “Pra ser ter uma idéia tem cidades que têm mais de 60 anos que estão pleiteando o tombamento junto ao Iphan e até hoje não conseguiram”, declarou o prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT).

Ações
O trabalho começou com a elaboração de um Inventário Histórico e Cultural de Porto Nacional, documento que traçou as diretrizes dos bens que compõem o sítio urbano a serem tombados. Foram meses de levantamentos e pesquisas no município.

Como resultado do Inventário foi elaborado um Dossiê, entregue no dia 11 de dezembro de 2007, ao presidente do Iphan. O Dossiê de Tombamento relatava toda a história de Porto, como se originou a cidade, seu processo de evolução, dados históricos, referências culturais e as edificações que seriam referências para o tombamento.

Paralelo a esse trabalho, o prefeito investiu no patrimônio cultural da cidade. Reformou a Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, reformou e reabriu o Museu Histórico Cultural de Porto Nacional, reabriu o Arquivo Municipal e, em parceria com a Fundação Cultural, implantou o Ponto de Cultura.

Estas ações colaboraram para o processo de tombamento, sendo que no dia 19 de agosto ocorreu a notificação, feita pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, em frente à Catedral Nossa Senhora das Mercês. Faltava a decisão final para, o que ocorreu nessa quinta. Para Paulo Mourão investir na preservação do patrimônio histórico "é fundamental para que a história sobreviva e permaneça para as futuras gerações".

Tombamento
Com o tombamento será feita a revitalização de 120 imóveis do Centro Histórico, valorizando e preservando toda a arquitetura existente, mas mantendo a originalidade dos imóveis e os valores relacionados ao cotidiano do dia a dia da população do lugar.

Os moradores já estão recebendo explicações sobre como ocorrerá a reforma dos casarões para conservação do Centro Histórico. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Nacional)

Nenhum comentário: