domingo, 2 de novembro de 2008

Secretária do Bolsa Família morre em acidente de carro na Argentina

Faleceu em acidente de carro no sábado (1) a secretária de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rosani Cunha, de 47 anos. O acidente ocorreu no município de 25 de Mayo, na Argentina. Ela estava encerrando uma viagem de férias naquele país e, a partir da próxima segunda-feira, (3), participaria, como palestrante, do seminário Diálogos da Proteção Social, promovido pelo Centro de Implementação de Políticas Públicas (Cippec).
Gestora Pública do Governo Federal, Rosani assumiu a secretaria do MDS em dezembro de 2004, após trabalhos no Ministério da Saúde e na Secretaria de Coordenação Política da Presidência da República. O convite do ministro Patrus para compor a equipe do Ministério deveu-se à reconhecida excelência de gestão da secretária e a experiência dela na relação com os municípios, um dos pilares da política republicana do MDS.
Na secretaria comandada por Rosani estava uma das principais estratégias do governo federal para reduzir a pobreza, a fome e a desigualdade: o Bolsa Família, programa de transferência de renda que está presente em 11 milhões de lares de todos os municípios brasileiros. O programa vem sendo trabalhado, na perspectiva de integração com os demais programas da rede de proteção e promoção social do governo.
Em janeiro 2005, sob a orientação do ministro Patrus Ananias, Rosani instituiu a Rede Nacional de Fiscalização do Bolsa Família, numa parceria do MDS como o Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, do Ministério Público Federal e Ministérios Públicos Estaduais. À frente da secretaria do MDS, Rosani também conduziu, junto com os municípios, uma ampla atualização cadastral dos beneficiários do Bolsa Família, e implementou diversas ações de aprimoramento da gestão do programa.
Rosani Cunha era bacharel em fisioterapia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi assessora da Frente Nacional dos Prefeitos, quando o então prefeito Célio de Castro presidiu a associação. Antes de ingressar no MDS ocupava o cargo de assessora especial na Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Coordenação Política da Presidência da República. Nesta época, atuou na interlocução do governo federal com municípios e coordenou a secretaria técnica do Comitê de Articulação Federativa, composto por representantes do Governo Federal e das entidades nacionais de prefeitos. Especialista em Saúde Pública e Administração Pública, Rosani Cunha era servidora pública de carreira do Governo Federal desde o início de 2000, pertencente à carreira de "Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental". Foi diretora de Gerenciamento de Investimento do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2002, e secretária executiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no período de 1997 a 1999.
No acidente, estavam no carro com Rosani, o seu companheiro, Nilson Figueiredo, e um amigo do casal, que sobreviveram ao acidente e estão fora de risco. Rosani deixa filha, Gabriela, mãe, Diva, e três irmãos: Afonso, Simone e Socorro.
A servidora pública
“Uma esplêndida servidora pública”. Assim o ministro Patrus Ananias resumiu as características de Rosani Cunha. Para ele, a secretária reunia três importantes dimensões: “Competência de gestão, sensibilidade social, com compromisso claro com os pobres, e também uma pensadora, formuladora no campo das políticas sociais”. O ministro lamentou a perda da profissional e da amiga: “Rosani estabeleceu fortes laços de amizades no ministério. Se envolveu completamente conosco e foi uma grande amiga. Gestora competente, lia muito, estudava, entendia de políticas públicas e pensava para frente. Pensava no Bolsa Família no contexto de integração da nossa rede de proteção e promoção social, sempre provocando discussões pertinentes na linha de aperfeiçoamento das nossas políticas”.

Nenhum comentário: