sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Hillary aceita cargo de Obama, diz jornal

'New York Times' cita duas fontes próximas da senadora.
Rede NBC informa que secretário de Tesouro será Timothy Geithner.

Do G1, com agências
Tamanho da letra

O jornal americano “New York Times” informou nesta sexta-feira (21) que a senadora Hillary Clinton aceitou o cargo de secretária de Estado para o governo de Barack Obama.

A senadora por Nova York vai ocupar o cargo que hoje é de Condoleezza Rice.



A versão eletrônica do diário cita duas fontes próximas de Hillary, que perdeu as prévias do Partido Democrata justamente para Obama.



"Ela está pronta", diz a fonte para o "New York Times".



Segundo fontes do Partido Democrata, Hillary deve ser nomeada em breve e acrescentaram que o anúncio oficial deve ser feito depois do feriado de Ação de Graças, em 27 de novembro.



A ex-primeira-dama teria tomado esta decisão após ter discutido com Obama sobre a natureza do cargo e seus planos para a política externa, segundo as mesmas fontes.



Mais nomes

A rede NBC informou que o secretário de Tesouro será Timothy Geithner, presidente do Federal Reserve (Banco Central) do Estado de Nova York, e que o secretário de Comércio será o governador do Novo México e também um dos pré-candidatos democratas nas prévias presidenciais, Bill Richardson.



Richardson foi secretário de Energia dos Estados Unidos durante o governo Bill Clinton e também embaixador do país na Organização das Nações Unidas (ONU).



Oficialmente, a equipe de transição de Barack Obama, eleito presidente no último 4 de novembro, só anunciou o nome de Rahm Emanuel como chefe de gabinete (veja infográfico abaixo).



Obama irá assumir a Presidência dos Estados Unidos a partir de 20 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: