sábado, 22 de novembro de 2008

O plano de Barak Obama para enfrentar a crise econômica

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, fez neste sábado um pronunciamento no rádio e pela internet. Ele anunciou como pretende recuperar a economia americana.


Comércio em baixa, desemprego em alta, pouco dinheiro em circulação. É uma lista de problemas tão grande, que Barack Obama não quer esperar os dois meses que faltam até a posse para começar a agir.

O presidente eleito ordenou aos assessores que formulem agora um plano de recuperação para a economia. O objetivo é criar 2,5 milhões de novos postos de trabalho até 2011.

Para impulsionar a criação de emprego nos Estados Unidos, a idéia é construir pontes e estradas, reformar escolas, e investir em novas fontes de energia que possam ajudar a diminuir a dependência das importações de petróleo.

Mais de quatro milhões de pessoas estão vivendo com auxílio desemprego no país. É o maior número desde 1992, segundo o departamento de trabalho.

Só na semana passada, foram 542 mil novos pedidos. E a previsão do Banco Central americano é que a crise econômica agrave ainda mais o desemprego no ano que vem.

Um dos setores mais afetados pelas demissões é o de automóveis. Com as vendas atingindo o menor índice da história do país, as montadoras correm o risco de quebrar. As cargas de carros importados lotam os portos da Califórnia, sem ter para onde ir.

Nenhum comentário: